Filmes baseados em fatos reais sempre chamaram a atenção dos espectadores. Principalmente quando se tratam de histórias de grande comoção, como catástrofes, crimes e tragédias. Há muito tempo, produtoras americanas apostam nesses tipos de filmes.
As produtoras brasileiras vêm seguindo esses passos, agora, com força total. Recentemente, a Netflix apostou em dois documentários sobre criminosos: “João de Deus – Cura e Crime” sobre um guru espiritual que foi preso por estuprar várias fiéis; o outro, “Elize Matsunaga: era uma vez um crime”, trata sobre o caso do dono da Yoky que foi assassinado e esquartejado pela esposa.
A Amazon Prime também está nessa linha de produção, além do sucesso dos últimos dois filmes, “A menina que matou os pais” e “O menino que matou meus pais”, o streaming lançou a série Dom que traz a história de Pedro Machado Lomba Neto. Pedro foi um rapaz de classe média do Rio de Janeiro que começou a assaltar mansões para alimentar o vício em cocaína. Ele se tornou um dos bandidos mais procurados da cidade, antes de morrer pelas mãos da polícia em 2005.
Na GloboPlay é possível assistir diversos documentários com os personagens vividos por eles mesmos, como é o caso da ex-BBB Juliette Freire, da cantora Lexa e Carcereiros – esse último mostra a rotina de agentes penitenciários no Rio de Janeiro.