Meditação ajuda a diminuir níveis de ansiedade

A terapeuta explica como a meditação ajuda na ansiedade

A ansiedade é um sentimento que faz parte do nosso dia a dia e surge em diferentes doses para todo mundo. Que atire o primeiro chá de camomila quem nunca se desesperou e perdeu o sono em algum momento da vida, não é?

Na era dos medicamentos alopáticos, tratar a ansiedade com remédios naturais está cada vez mais difícil. Um destes tratamentos é a meditação – o simples ato de respirar corretamente pode ajudar a diminuir significativamente os níveis de ansiedade.

“Quando meditamos entramos em conexão com nosso estado de presença, ou seja, trazemos a mente para  o presente e nos sintonizamos  com o que está acontecendo apenas aqui e agora. Isso ajuda muito a aliviar a ansiedade pelo futuro  e o apego  ao passado. Além  disso, a meditação ajuda na concentração, a ter mais clareza de ideias e uma comunicação mais  elevada com nossa intuição”, explica a terapeuta e psicanalista, Lara Firmino.

E se engana quem pensa que para meditar é necessário estar em meio à natureza. A terapeuta pondera que é possível praticar em qualquer lugar e sem complicação.

“Muita gente acha que meditar é complicado, que exige uma certa  postura  e muita dedicação. Na minha concepção a meditação é  uma conexão com o agora”, reafirma.

VAMOS MEDITAR?

Lara Firmino ensina uma técnica simples que pode ser feita em qualquer lugar. “Basta você  se concentrar em tudo que estiver fazendo no momento com atenção plena. Por exemplo: dirigindo, filas, lavando  louça. Outra forma é  fechar os olhos e sentar de forma confortável por 5 minutos e apenas observar o corpo, pensamentos e sensações, apenas observar  e concordar, sem julgar ou querer corrigir”, finaliza a terapeuta.