A liberação de armas no Brasil sempre foi um assunto polêmico. O que muitos não sabem é a diferença entre posse e porte de armas e também qual tipo de cidadão que tem direito a ter arma de fogo. Em Montes Claros, com a abertura na legislação, a procura por clubes de tiro cresceu. Nestes lugares, o aluno tem a oportunidade de aprender o manuseio correto de revólveres, e, habilidades que possam ajudar na prática esportiva.
Para participar deste esporte, não é necessário ter arma, nem posse ou porte. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e não possuir antecedentes criminais. Kau I A T, que é instrutor de armamento de tiro, ministra cursos de tiro em vários clubes da região. Ele ressalta que a prática é segura e que atende em média 30 alunos por semana.
“O cidadão hoje tem a possibilidade de conhecer o mundo do tiro esportivo, visualizar o quanto é seguro a sua prática”, pontua Kau.
Em média o investimento de um curso básico de tiro, com tudo incluso (aluguel de arma, clube de tiro e EPI) é no valor de R$350.
POSSE E PORTE
A posse de arma de fogo, permite ao cidadão manter a arma exclusivamente no interior da residência ou no local de trabalho. Já o porte, é a possibilidade de circulação com a arma de fogo fora de casa ou do trabalho. Essa segunda opção é destinada para aqueles que possuem atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física, como é o caso de caminhoneiros e produtores rurais.
Em agosto deste ano uma nova legislação define as regras para o cidadão adquirir armas de fogo. Em tese, é necessário ter no mínimo 25 anos, comprovar a necessidade efetiva, não ter antecedentes criminais, comprovar residência e emprego fixos, ter um laudo atestando a capacidade psicológica, entre outros.