Prefeitura realiza campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

A campanha de vacinação em cães e gatos contra a raiva está sendo um sucesso no município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Montes Claros, somente na zona urbana, foram vacinados 42.332 animais, sendo 37.902 cães e 4.430 gatos. Já na zona rural, 8.370 bichos, a maioria cachorros (7.521).

Ainda de acordo com o município, foram vacinados animais com idade a partir de 3 meses de idade, e a vacinação na zona rural vai continuar até o dia 25 de outubro.

Horário para vacinação

Para aqueles moradores da área urbana que ainda não conseguiram vacinar seus animais podem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de segunda a sexta, das 7 ao meio-dia e das 13 às 16h40, para receber a imunização. O CCZ fica no avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1371 – Santa Lúcia II.

O que é raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

IMPORTANTE: A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

 Transmissão

A raiva em animais é transmitida através do vírus e já no homem é pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.