Prefeitura realiza campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

A campanha de vacinação em cães e gatos contra a raiva está sendo um sucesso no município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Montes Claros, somente na zona urbana, foram vacinados 42.332 animais, sendo 37.902 cães e 4.430 gatos. Já na zona rural, 8.370 bichos, a maioria cachorros (7.521). Ainda de acordo com o município, […]

A campanha de vacinação em cães e gatos contra a raiva está sendo um sucesso no município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Montes Claros, somente na zona urbana, foram vacinados 42.332 animais, sendo 37.902 cães e 4.430 gatos. Já na zona rural, 8.370 bichos, a maioria cachorros (7.521).

Ainda de acordo com o município, foram vacinados animais com idade a partir de 3 meses de idade, e a vacinação na zona rural vai continuar até o dia 25 de outubro.

Horário para vacinação

Para aqueles moradores da área urbana que ainda não conseguiram vacinar seus animais podem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de segunda a sexta, das 7 ao meio-dia e das 13 às 16h40, para receber a imunização. O CCZ fica no avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1371 – Santa Lúcia II.

O que é raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

IMPORTANTE: A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

 Transmissão

A raiva em animais é transmitida através do vírus e já no homem é pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por televisão, assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.