Notícias enganosas, relatórios falsos, teorias da conspiração — você consegue identificar uma “fake news”? Em meio à prevenção ao coronavírus, o mundo vive outra pandemia paralela: a da desinformação. O diretor sênior de Segurança Alimentar e Nutricional para a ONU, Sridhar Dharmapuri, declarou: “Checar uma informação tornou-se tão importante quanto lavar as mãos.”
A circulação de notícias falsas levanta dúvidas sobre fontes de informações confiáveis, leva as pessoas a rejeitar orientações de saúde e segurança e promove o preconceito e a violência. Não existe uma vacina contra o “vírus” da desinformação, mas algumas perguntas podem ajudar você a identificar e a se proteger de notícias falsas:
- Não acredite em tudo o que você vê ou ouve
‘Será que essa notícia é verdadeira, ou é apenas um “meme”?’
- Avalie a fonte e o conteúdo
‘Será que a notícia apresenta opiniões como se fossem fatos ou conta apenas um lado da história?
- Seja guiado pelos fatos, e não por suas preferências
‘Será que eu confio nessa informação só porque ela diz o que eu quero acreditar?’
- Interrompa a circulação de desinformação
‘Eu tenho certeza de que essa informação é verdadeira para poder compartilhar com outros?’
Em Montes Claros, as Testemunhas de Jeová permanecem tem mais de 2 mil membros e em todo o norte de minas mais de 12 mil adeptos. No mundo inteiro elas continuam se reunindo apenas pelo formato on-line e permanecem respeitando as medidas de isolamento impostas pelas autoridades mundiais de saúde.
Ítalo Pimenta, Porta-voz Local das Testemunhas de Jeová explica que essa medida visa resguardar a saúde e a segurança da vida dos membros da congregação.
– Nós entendemos que a vida é o bem mais precioso que Deus nos deu, por isso seguimos rigorosamente as medidas de distanciamento social, a não aglomeração de pessoas por meio de reuniões (elas estão completamente suspensas), nossos locais de reuniões estão fechados e a volta só ocorrerá quando as autoridades sanitárias mundiais considerarem completamente seguro o retorno. Não somos contra a vacinação da população, embora esta seja uma decisão pessoal. Porém, entendemos que esse é o método mais seguro para se erradicar de uma vez por todas a pandemia – explica Ítalo.
Para mais informações, as Testemunhas de Jeová disponibilizaram de maneira totalmente gratuita em seu siteo oficial, JW.ORG, o artigo: Co HYPERLINK “https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/paz-felicidade/desinformacao-teoria-conspiracao/”mo se proteger de informações falsas.
[Créditos: Testemunhas de Jeová]