Nutricionista alerta para as dietas “milagrosas”

Taminys Souza nutricionista esportiva

Todo mundo conhece ou já fez alguma dieta “milagrosa”. Aquelas achadas na internet que prometem perder alguns quilinhos em poucos dias. Mas, esse método além de ineficaz pode trazer sérios riscos para saúde.

É a dieta da lua, dos chás, low carb, e, a Dukan que promete perder 5 quilos em sete dias. Toda dieta, principalmente essas extremamente radicais devem ser acompanhadas com um profissional, com nutricionistas e médicos especialistas no assunto.

A nutricionista, Taminys Souza pondera que em primeiro lugar, é preciso entender que nem sempre ser magro é sinônimo de ter saúde. Por isso, é importante fazer exames de rotina para verificar como estão os níveis de colesterol, triglicerídeos, tireoide, entre outros, para saber como o seu corpo está trabalhando.

“Hoje já está muito claro que os métodos radicais não funcionam, trazem um indesejado efeito rebote, ou seja, recuperação dos quilos perdidos ou até mais do que o peso inicial, e podem até gerar consequências negativas à saúde”, explica a especialista que também é nutricionista esportiva.

Dietas controladas por nutricionistas são diferentes daquelas passadas por pessoas que não têm uma especialização no assunto. As controladas são dietas em que você come em pequenas quantidades, respeita os intervalos e mastiga bem os alimentos. Já as dietas milagrosas, normalmente, vendem receitas genéricas que não condizem com a realidade do seu organismo.

“Não existe solução rápida para o emagrecimento. Muita gente foca no curto prazo (perder quilos rápido) e se esquece de pensar no longo prazo (manter-se no peso saudável)”, destaca  Taminys   afirmando que pode ser saudável perder de 1 a 4 quilos por semana , mas isso deve ser calculado individualmente pelo nutricionista.