Saúde Mental: Norte de Minas inicia oficina de integralidade do cuidado

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais , iniciaram nesta quinta-feira, 30, a realização da capacitação da segunda turma de profissionais de saúde do Norte de Minas sobre a integralidade do cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas.

A iniciativa atende demandas da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, contemplando trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial considerando que nos últimos anos os serviços foram ampliados com a implantação de novos dispositivos de saúde mental como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos em hospital geral.

A primeira turma de capacitação, com 50 profissionais, iniciou os trabalhos em agosto com representantes de municípios que integram as unidades regionais da SES-MG sediadas em Montes Claros, Januária e Pirapora. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos na segunda quinzena de novembro.

Nesta segunda turma participam da capacitação outros 50 profissionais de municípios da SRS de Montes Claros e da GRS de Pirapora. Alcina Mendes Brito, referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros explica que até 7 de dezembro a capacitação terá o objetivo de contribuir para a qualificação da atuação dos trabalhadores da RAPS no desenvolvimento de práticas que favoreçam a integralidade do cuidado dos pacientes do segmento saúde mental.