O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. Em Montes Claros, serão 51 encarcerados dos dois presídios da cidade, Jaraguá e Alvorada que farão parte do processo. Já nas cadeias da região serão 115.
Estes são dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que é responsável pelos presídios das cidades de Penitenciária de Francisco Sá, Presídio de Montes Claros I, Presídio de Montes Claros II, Presídio de Bocaiuva, Presídio de Janaúba, Presídio de Manga, Presídio de São Francisco e Presídio de Januária. Cada unidade prisional ou socioeducativa apontada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. O profissional terá a função de realizar e acompanhar as inscrições; determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.
O responsável pedagógico também acessará os resultados obtidos pelos candidatos, pleiteará sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso. Além disso, deverá divulgar as informações sobre o exame aos participantes.
APROVADOS
Segundo a Sejusp, quando aprovados para cursarem graduação, via Enem PPL, os detentos são matriculados com o auxílio das equipes de assistência social e de pedagogos das unidades prisionais onde estão internos. Toda a documentação necessária para a matrícula é solicitada aos familiares dos custodiados.
Em unidades com estrutura para laboratórios de informática, eles podem cursar as disciplinas a distância, acompanhados por policiais penais; com aplicação de avaliações presencialmente, no presídio ou penitenciária, por professores das instituições de ensino superior. E no caso de cursos presenciais, os presos necessitam de uma autorização judicial para o deslocamento.
ALÉM DAS GRADES
Há um interno do Presídio de Montes Claros I selecionado para o curso de Gestão de Cooperativas. A matrícula do custodiado já foi realizada e ele aguarda autorização judicial para realização de estudo externo.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem um preso da Penitenciária de Contagem I – Nelson Hungria, pode ser citado como estudante de destaque no ensino superior. O custodiado encontra-se, no momento, no sexto período da graduação em Administração.