A Primavera que iniciou oficialmente na última segunda-feira traz consigo um forte calor. Em Montes Claros, os termômetros chegaram aos 39°, com isso, o cuidado com a saúde e principalmente com a pele deve ser redobrado.
Cuidar da pele vem de dentro pra fora, ou seja, devemos ter uma boa alimentação e hidratar para ter uma pele saudável. O médico dermatologista Kleber Silveira destaca que a pele reflete a nossa saúde como um todo, inclusive a saúde emocional. Então, é necessário cuidados como uma boa alimentação, ingestão adequada de água, sono regular e atividade física refletem profundamente na qualidade da nossa pele.
“Os principais cuidados dizem respeito ao uso do protetor solar regularmente, usar medidas também de fotoproteção como óculos escuros, luvas, bonés, chapéus. Aproveitar as sombras das árvores e dos prédios como proteção adicional. Usar um sabonete adequado ao tipo de pele, evitar o excesso de banho e usar um bom hidratante e um creme antioxidante mais leve para amenizar os danos causados pela exposição solar aumentada nessa época do ano”, explica o especialista.
Nessa temporada de calor, a busca por clubes, piscinas e cachoeiras aumenta. Com isso a exposição solar é maior. O dermatologista pondera que “a água funciona como um espelho, refletindo ainda mais sol na nossa pele”. Então, ao frequentar estes lugares é preciso redobrar o uso do protetor solar, reaplicar a cada 2 horas e sempre que sair da água.
“Evitar principalmente a exposição solar entre as 10h e às 15 horas e não descuidar das medidas de proteção físicas já citadas”, ensina Kleber.
PROTETOR SOLAR PARA TODOS OS TIPOS DE PELE
Engana-se quem pensa que o uso do protetor solar é somente para as pessoas de pele mais clara. O dermatologista Kleber Silveira pontua que em cada pele existe uma necessidade diferente.
“Todos os tons de pele precisam do protetor solar, particularmente por vivermos em um país tropical e com um alto índice de radiação ultravioleta. O uso do protetor solar é extremamente importante para a prevenção das manchas, do envelhecimento e principalmente do câncer da pele”, encerra.