Certificação do queijo artesanal

O Norte de Minas possui um grande potencial para o queijo mineiro artesanal. A exemplo está a cidade de Porteirinha onde existem pelo menos 800 produtores de queijo. Visando neste cenário, o Sindicato Rural de Montes Claros está buscando meios para regularizar e valorizar o queijo minas artesanal na região.

“Essa é uma demanda dos produtores rurais de Montes Claros e de algumas cidades da extensão de base do nosso Sindicato. Nosso objetivo é traçar um plano de ação para incentivar e auxiliar nessa regularização”, explica o presidente.

A certificação é uma luta e um desejo de muitos produtores de queijo do Norte de Minas, pois significa maior segurança alimentar e valor agregado ao produto.

“Há alguns anos esse trabalho em busca do certificado vem sendo feito, e vamos reunir alguns produtores, que já iniciaram o processo, para acompanhar de perto” conta José Avelino.

É importante salientar que o Sistema Faemg/Senar possui cursos e treinamentos voltados para a produção de queijos e outros derivados do leite, dentro da cadeia de bovinocultura leiteira. Os produtores rurais interessados em aprender mais sobre a atividade, desde os processos básicos, de higiene e manejo, até o beneficiamento final do produto, podem procurar o Sindicato Rural para saber como participar.

O Sindicato Rural de Montes Claros fica localizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, e o telefone é o 38 3215-1058.