Corpo de Bombeiros realizam prevenção em transbordo de carga perigosa
Na tarde dessa terça-feira, 21, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para realizar a prevenção contra incêndio e explosão durante o transbordo de uma carga de amônia de um caminhão tanque, que havia tombado as margens da BR 251, próximo ao Km 514, na noite anterior.
De acordo com os militares, outra equipe esteve no local na data do fato e não constatou qualquer tipo de vazamento do produto ou avaria no tanque, deixando o local aos cuidados de vigilantes contratados pela empresa responsável pelo transporte.
A presença de uma guarnição de bombeiros se deu em complemento as ações de equipe especializadas no transbordo de carga em acidentes com produtos perigosos. Os bombeiros, protegidos por EPI e com um estabelecimento (arranjo com mangueiras acopladas ao caminhão de combate a incêndios e esguicho) montado para atuar em possível cenário de incêndio ou explosão, permaneceram a postos durante o transbordo da carga. O resfriamento do tanque com a aplicação de água para que a pressão interna se mantivesse em condições ideais para que o transbordo pudesse ser feito com segurança também foi realizado pelos bombeiros.
Os Bombeiros disseram ainda que o transbordo da carga teve duração aproximada de 06 horas e, de acordo com o técnico responsável pela operação, 90% do produto já havia sido repassado a outro caminhão tanque apropriado, sendo necessário realizar a retirada do veículo acidentado do local em que se encontrava para dar continuidade aos trabalhos, o que será feito na manhã seguinte.
Bombeiros atendem ocorrência de incêndio florestal em Brejo do Amparo
Na última segunda-feira, 20 ,Bombeiros de Januária atenderam a uma ocorrência de incêndio florestal de grandes proporções, que avançava rapidamente, ameaçando residências e queimando uma imensa área de canavial, colocando em risco o povoado de Brejo do Amparo e comunidade da Ilha, município de Januária.
Segundo os Bombeiros, a guarnição com uso de equipamentos de combate a incêndios florestais, com apoio de alguns moradores locais, conseguiu controlar o incêndio ao anoitecer, protegendo residências dos povoados vizinhos, várias plantações de cana, cercas e árvores .
Uma grande área rural de vegetação nativa foi destruída pelas chamas.
Os militares orientaram os moradores a denunciar os incendiários que estão colocando fogo de maneira criminosa na vegetação, através do telefone 181, tendo o sigilo garantido.
Atendimentos realizados pelo Serviço de atendimento Móvel de Urgência
As unidades do SAMU Macro Norte receberam 928 ligações. Foram realizados 121 atendimentos em toda a Macro Norte e 142 orientações médicas.
Na Macro Norte foram: 75 casos clínicos (1 parada cardiorrespiratória), 14 atendimentos de trânsito (4 envolvendo moto), 4 atendimentos psiquiátricos e 3 atendimentos obstétricos.
Em Montes Claros foram: 23 casos clínicos, 3 atendimentos de trânsito (3 envolvendo moto) e 1 atendimento psiquiátrico.