Artesãos de Pirapora participarão da CasaCor, principal evento de arquitetura do continente

A 26ª edição da CasaCor Minas, uma das maiores mostras de design, arquitetura e paisagismo da América Latina, irá contar com a presença de dois artesãos de Pirapora, no Norte de Minas. Nesta edição o tema será  ‘A Casa Original’, e está aberta ao público até 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Os artesãos […]

A 26ª edição da CasaCor Minas, uma das maiores mostras de design, arquitetura e paisagismo da América Latina, irá contar com a presença de dois artesãos de Pirapora, no Norte de Minas.

Nesta edição o tema será  ‘A Casa Original’, e está aberta ao público até 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.


Os artesãos Gelson Xavier e Bonifácia Pereira estão com suas carrancas expostas no evento, elas foram feitas de madeira, peças típicas da cultura popular da região do Rio São Francisco.

A dupla conta com o apoio do Sebrae Minas, que oferece cursos e palestras, intermedia participações em feiras e, principalmente, orienta os artesãos sobre canais de vendas e comercialização das peças.

Gelson é artesão desde criança, segundo ele, tudo que aprendeu foi com o pai e diz está muito feliz com a oportunidade da mostra. “Muito gratificante, depois de tanto trabalho, ter uma peça nossa sendo vista por tanta gente, em uma feira tão grande. Chego a ficar emocionado”, revela.

Bonifácia espera, além da valorização do trabalho dos carranqueiros, um retorno ainda maior após a exposição. “Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho e acredito que ganharemos mais visibilidade. Esperamos que aumente a procura das nossas peças por pessoas de regiões diferentes“, enfatiza.

Para Kátia Leite, analista do Sebrae Minas, o trabalho feito com os artesãos para inseri-los no Catálogo de Artesanato de Minas Gerais foi fundamental para que tivessem as peças selecionadas. “Apresentamos aos arquitetos da Casacor o trabalho do Gelson e da Bonifácia e eles ficaram impressionados com as carrancas, que foram selecionadas para ambientar dois espaços dentro da mostra”, conta a analista.

Ainda segundo Kátia, ela espera que o público da Casacor goste dos trabalhos desenvolvidos por nossos artesãos e se conecte com eles para divulgação e compras futuras.

 

Foto: Sebrae Minas/ Divulgação

 

Foto: Sebrae Minas / Divulgação

 

ARTES

Cada carranca mede aproximadamente 1,10 metro de altura e pesa cerca de 10 quilos. Além das duas peças que serão expostas, também serão enviadas outras para comercialização durante o evento.

Informações

Local: Palácio das Mangabeiras (praça Ephigênio de Salles, 1, Mangabeiras)

Data: de 14 de setembro a 17 de outubro de 2021

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta – das 14h às 22h

Sábado – das 12h às 22h

Domingo – das 11h às 20h

Ingressos pelo sitehttps://casacormg.byinti.com/#/

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.