A 26ª edição da CasaCor Minas, uma das maiores mostras de design, arquitetura e paisagismo da América Latina, irá contar com a presença de dois artesãos de Pirapora, no Norte de Minas.
Nesta edição o tema será ‘A Casa Original’, e está aberta ao público até 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
Os artesãos Gelson Xavier e Bonifácia Pereira estão com suas carrancas expostas no evento, elas foram feitas de madeira, peças típicas da cultura popular da região do Rio São Francisco.
A dupla conta com o apoio do Sebrae Minas, que oferece cursos e palestras, intermedia participações em feiras e, principalmente, orienta os artesãos sobre canais de vendas e comercialização das peças.
Gelson é artesão desde criança, segundo ele, tudo que aprendeu foi com o pai e diz está muito feliz com a oportunidade da mostra. “Muito gratificante, depois de tanto trabalho, ter uma peça nossa sendo vista por tanta gente, em uma feira tão grande. Chego a ficar emocionado”, revela.
Bonifácia espera, além da valorização do trabalho dos carranqueiros, um retorno ainda maior após a exposição. “Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho e acredito que ganharemos mais visibilidade. Esperamos que aumente a procura das nossas peças por pessoas de regiões diferentes“, enfatiza.
Para Kátia Leite, analista do Sebrae Minas, o trabalho feito com os artesãos para inseri-los no Catálogo de Artesanato de Minas Gerais foi fundamental para que tivessem as peças selecionadas. “Apresentamos aos arquitetos da Casacor o trabalho do Gelson e da Bonifácia e eles ficaram impressionados com as carrancas, que foram selecionadas para ambientar dois espaços dentro da mostra”, conta a analista.
Ainda segundo Kátia, ela espera que o público da Casacor goste dos trabalhos desenvolvidos por nossos artesãos e se conecte com eles para divulgação e compras futuras.