O trabalho constante da Universidade Estadual de Montes Claros, através do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), na divulgação da história referente a mais de 100 municípios do Estado, será incorporado a mais um importante evento nacional de valorização cultural. A partir de amanhã, 20 de setembro, a partir de amanhã o Museu da Unimontes dará início à programação alusiva à Primavera dos Museus, que, em tempos de pandemia, tem neste ano o tema: “Museus: perdas e recomeços”.
Entre os organizadores do evento estão o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sociedade Brasileira de Museus (SBM), Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Pela Unimontes, além do Museu Regional do Norte de Minas, a organização envolve a Pró-Reitoria de Extensão, com o apoio da Reitoria.
Por conta da pandemia do novo coronavírus o formato das atividades será virtual, seguindo as medidas preventivas ao contato social que o Museu da Universidade adotou desde o início da pandemia, com uma série de mostras, exposições e eventos até aqui.
CERTIFICADOS
O público participante poderá acompanhar palestras, exposição, encontro literário, apresentação de dança e postagens temáticas nas redes oficiais do MRNM no Facebook e Instagram. Segundo a organização haverá entrega de certificados para os inscritos. O link para os interessados é este: www.even3.com.br/primaveramrnm.
Serão três palestras: “A importância da Memória e da História nos tempos atuais”, com as professoras Rejane Meireles Amaral e Susi Karla Almeida, do Departamento de História da Unimontes, na segunda-feira (20), às 19h30; “Centro de Memória do Esporte – CEMESP/Unimontes: perdas e recomeços na atualidade”, com os professores Ester Liberato, Georgino Neto e Rogério Othon Teixeira, do Departamento de Educação Física e do Desporto/Unimontes, na terça-feira (21/9); e “Museu: Perdas e Emoções”, na quarta-feira, dia 22/9, com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.
COLETIVO
A artista plástica Sara Diniz é a curadora da exposição virtual “Coletivo Encontro”, com lançamento na terça-feira, 21,, às 17 horas, que traz ao público obras de 41 artistas, com técnicas e trabalhos autorais de temas diversos. “Um encontro de almas criativas, que dão cores aos sentimentos em poder transformar tudo em arte”, explica a historiadora do MRNM, Karine Dias, que assina a produção técnica da mostra.
Na quinta-feira, 23, acontece o encontro mensal do Grupo de Leitura no Museu, coordenado pelo professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Departamento de Comunicação e Letras e do mestrado em Letras/Estudos Literários. A obra escolhida é “Uma Janela Indiscreta”, da escritora Graça Santos, com crônicas e textos narrativos produzidos em São Paulo e Belém/PA. A escritora participará do debate.
Na sexta-feira, 24, às 19h30, a Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, da Unimontes, apresenta o espetáculo “Boi Bumbá de Parintins”. A coordenação geral é do professor José Roberto Lopes de Sales, diretor do Museu Regional do Norte de Minas. A transmissão será pelo Facebook e pelo Instagram do Museu.
Ao longo da semana , o Museu dará sequência à série de posts temáticos sobre os patrimônios das cidades norte-mineiras. A mediação é do pesquisador Jefferson Juneo e da historiadora Karine Dias.