Os últimos meses foram marcados por perdas no setor econômico devido à pandemia da Covid-19, acarretando desemprego, queda na renda e encerramento dos serviços nos estabelecimentos. De acordo com um levantamento do Sebrae Minas, nos quatro primeiros deste ano no estado, 38.012 pequenos negócios fecharam as portas. O setor de serviços foi o mais afetado, com 45,3% de todos os empreendimentos tendo as atividades encerradas.
Por outro lado, empreendedodoras norte-mineiras buscaram inovação e capacitação para driblar a crise. Uma delas é a Nara Liliane Mendes, que é professora, formada em pedagogia e começou a trabalhar com confecção de bolo, em São Francisco, no Norte de Minas, após uma depressão pós-parto há cerca de seis anos. “Eu não sabia, gostava e não sabia mexer, mas precisava arrumar algo pra fazer e me distrair”, contou.
Nara iniciou com a produção de cupcakes. Não foi fácil, pois, segundo ela, passou por períodos de altos e baixos até ter certeza que precisava viver da confeitaria. Com a chegada do surto da Covid-19, tudo mudou. A confeiteira foi à procura de outras alternativas.
“Não vendia tanto até que veio a pandemia e acabou de vez. Não vendi quase nada e tive que me reinventar. Passei 15 dias na casa de minha irmã sem saber o que fazer. Eu gosto muito de trabalhar na área de confeitaria. Quando eu voltei para minha casa, passei a fazer bolo de 600 gramas e usar o Instagram. Postar que eu tinha bolo no pote, chupa-chupa gourmet e isso incendiou a cidade”, revelou.
“Abraço em forma de doçura”
Ela, então, deu início aos estudos e aprendeu a técnica de congelamento, que ajudou no crescimento das vendas, aumento na produção e entregas, que funcionam de segunda a segunda. O feedback dos cliente tem feito Nara apostar ainda mais no aprimoramento das delícias.
“Eu tenho o slogan, ‘Aqui tem abraço em forma de doçura’, porque eu comecei a confeitaria diante do problema que tive. Meu bolo é para levar alegria e felicidade para a casa das pessoas. Eu acredito que isso está acontecendo. Tenho vários relatos. Vejo no rosto das pessoas, quando recebe um bolo meu, a alegria de me contar que estava uma delícia”, disse.
Capacitação
A empresária, Lorendayne Carneiro, também viu a necessidade de mudanças. Ela trabalhava como profissional de educação física, fez transição de carreira e montou o próprio empreendimento. Hoje, atua no ramo de cosméticos e beleza.
Há cerca de quatro anos, ela adquiriu uma franquia, que foi inaugurada em Montes Claros. Em seguida, a transferiu para a terra natal, o município de Pirapora. “Com poucos meses que eu tinha vindo, entramos numa pandemia. Logo, eu tive que reinventar o modelo do negócio, buscar novas ferramentas e estudar novas formas de atendimento no mercado. Passamos pelo período do lockdown, ficamos fechados e eu reavaliei muita coisa, buscando soluções para o cenário atual”, explicou.
A empresária já se especializava para as redes sociais, mídias digitais e buscava se qualificar para proporcionar um atendimento voltado para a tecnologia. Por isso, criou eventos e palestras para levar a notícia do negócio na região, o que favoreceu a expansão da marca. Apostou também no delivery e contato com outras regiões.
“Quando me encontrei no cenário da pandemia, eu entendi que precisava me capacitar ainda mais em termos de tecnologia para conseguir chegar até o cliente, mesmo ele não vindo à nossa loja. Passei a fazer contato por aplicativo de mensagem, redes sociais, promovendo novos vídeos, novas ferramentas para despertar o interesse e mostrar que tinha uma logística”, explicou.
Com o foco na divulgação, a empresária capacitou as colaboradoras para conseguir uma nova abordagem, ensino do uso do produto e tirar dúvidas mesmo a distância. Outra mudança foi em relação à marca, com o intuito de informar o público sobre a diversidade de serviços.
“Nos últimos dois meses, senti a necessidade de mudar o nome para que o pessoal entendesse o nosso leque de variedade de marcas e produtos. A gente tem prestação de serviço de maquiagem, e as funcionárias são todas capacitadas, maquiadoras profissionais prontas para atender e dar dica para o cliente”, finalizou.