Polícia Civil faz operação contra quadrilha de agiotagem em Minas Gerais

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Polícia Civil cumpre 65 mandados de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão, contra acusados de agiotagem e extorsão em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. A operação denominada como Ábaco, tem como maior grupo criminoso de agiotagem presente no estado do […]
Operação Luz da Infância do Ministério da Justiça em Itapema, Santa Catarina

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Polícia Civil cumpre 65 mandados de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão, contra acusados de agiotagem e extorsão em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo.

A operação denominada como Ábaco, tem como maior grupo criminoso de agiotagem presente no estado do Rio de Janeiro. Segundo os policiais,  até as 7h30 de hoje, 24 pessoas já tinham sido presas no estado. Ainda de acordo com a Polícia Civil, as investigações, iniciaram há quase um ano, e revelaram que a organização criminosa cobrava juros abusivos, que muitas vezes superavam 30% ao mês, além de receber dívidas antigas que já tinham sido pagas.

A Polícia informou que grupo carioca ainda praticava extorsão cobrando dívidas relativas a empréstimos que nunca existiram. De posse de dados das vítimas e de parentes delas, a quadrilha também fazia ameaças para provocar medo nas pessoas.


Após investigações a PC identificou que a organização criminosa chegou a manter 70 escritórios em várias cidades brasileiras. Em contato com a assessoria da Polícia Civil em Montes Claros, fomos informados que até o momento a cidade não está inclusa na operação.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.