Uma grande quantidade de produtos recicláveis, como garrafas Pet, plásticos, isopores e uma variedade de itens, são descartados diariamente de forma irregular na natureza, formando um montante de lixo orgânico. Neste cenário, a conscientização ambiental é de extrema importância.
Pensando nesta questão ambiental e preocupada com a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Montes Claros enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que cria um programa de incentivo a ações de reciclagem na cidade, denominado “Eco-Recicla”. Através desse programa, qualquer cidadão montes-clarense poderá encaminhar material para os galpões de reciclagem em troca de um “ecocrédito”, que será administrado através de um aplicativo e poderá ser abatido, no final do período, no valor da Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos (TLRS).
Segundo a prefeitura o objetivo é incentivar a coleta seletiva de resíduos recicláveis, promovendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para a inclusão social dos catadores de material reciclável.
Ainda de acordo com a prefeitura, atualmente, são recolhidos sete mil toneladas por mês de lixo das residências, sendo que, desse total, ao menos duas mil toneladas podem ser recicladas.
O projeto de lei será votado na Câmara nos próximos dias.