PC implementa vistoria eletrônica em munícipios do Norte de Minas

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implantou, nesta semana, o novo sistema eletrônico de vistoria de veículos em 24 municípios do Norte de Minas, sendo eles: Montes Claros, Mirabela, Grão Mogol, Francisco Sá, Bocaiúva, Coração de Jesus, Janaúba, Espinosa, Mato Verde, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Januária, São João da Ponte, Varzelândia, São Francisco, Brasília de Minas, Itacarambi, Manga, Montalvânia, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso.

O Delegado geral, Jurandir Rodrigues, Chefe do 11º Departamento da Polícia Civil de Minas (PCMG), explica que a PC implantou agora a vistoria eletrônica que vem agregar ferramentas e o uso eficiente do certificado de registro eletrônico digital em que o cidadão tem fácil acesso por meio da carteira digital de trânsito.

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

“Estamos implementando em vinte e quatro cidades no norte do estado de Minas Gerais essa vistoria agora ela conta com ilustrações fotográficas, informações essas que são encaminhadas imediatamente para o banco de dados do Detran e podem ser de fácil acesso aos delegados de polícia nas condições de qualquer investigação policial” explicou.

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

Obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), a vistoria consiste em avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do automotor e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

 

Jurandir explica que anteriormente era necessário realizar a microfilmagem de todos os documentos da vistoria e encaminhar para Belo Horizonte, e que agora imediatamente o banco de dados do Detran já é limitado podendo facilitar a condução das investigações policiais.

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

A Polícia ressalta que agora através do novo processo eletrônico, a avaliação será feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador incluirá fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

O Delegado destaca que essa orientação do Denafran que já foi aplicada pela Polícia Civil é inclusive um incremento ao documento digital já praticado pela PC em que permite que o cidadão evite que o seu documento seja  emitidos pelo correio o documento de licenciamento veicular.

Vistoria formato antigo X Novo formato

“Agora o cidadão pode entrar pelo site do Detran ter fácil acesso ao documento de licenciamento do veículo, ele também pode por meio da carteira de trânsito digital ter acesso a licenciamento digital do seu veículo. Estas são importantes ferramentas e traz facilidade e acessibilidade ao cidadão aos seus documentos de posse obrigatória do veículo a sua moto” disse.

Parceria e Tecnologia

Foto: Mauricio Lucco/ Arquivo Pessoal

Segundo a Policia Civil o aporte de recursos materiais utilizados para implementar o novo sistema foi conquistado através de parceria entre a PCMG e a Receita Federal em Montes Claros. O contrato com o órgão obteve a doação de 36 aparelhos telefônicos que foram distribuídos aos municípios mencionados. Os chips usados pelos vistoriadores pertencem à Polícia Civil e foram solicitados junto à Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP).

“Para conseguirmos implementar esse sistema foi necessário estabelecermos uma parceria com a Receita Federal que colaborou com a Polícia Civil disponibilizando para que tenhamos condições de implementar a vistoria eletrônica nos vinte e quatro cidades do norte de Minas e que possuímos Ciretrans e gerenciadoras de trânsito”.

Com o novo sistema a PC está em fase de adaptação, realizando as vistorias da forma mais segura possível, o delegado disse que a capacitação tem ocorrido em relação ao sistema ainda estamos em uma fase de transição tem ocorrido estabilidade, porém o sistema anterior continua disponível para que não haja qualquer empecilho e prejuízo para o cidadão nessa fase de transição e implementação desse, durante o processo seletivo.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.