Educação Financeira: o que devo fazer?

woman hand putting money coin into piggy for saving money wealth and financial concept.

Às vezes você para e se pergunta porque gasta tanto e não consegue ter dinheiro para comprar algo que precisa, ou ter economias para o futuro; é nessa hora que vem a dúvida, o que devo fazer?

Entra em cena a  educação financeira, que segundo o economista Patrick Saraiva é muito mais do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela destaca que ela  tem o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. 

Assim, você consegue ter mais consciência do que fazer com ele. Claro que economizar, cortar gastos desnecessários, investir e aumentar seu montante é importante.

A famosa fábula da “Formiga e da Cigarra” exemplifica muito bem uma eterna questão que tentamos resolver diariamente: “Será melhor simplesmente aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro”?

Um exemplo prático, suponha que você esteja passeando em um shopping e passa por uma loja com aquela roupa fantástica que você sempre sonhou. Você não tem mais dinheiro para o mês. O que você faz?

  • compra a roupa no cartão, em 3 vezes, afinal você merece. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas ele vai ser melhor com esta roupa nova;
  • não compra naquele momento. Mas volta para casa e começa a planejar o que fazer para economizar e comprá-la daqui a 3 meses.
  • não compra naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra da roupa. 

Nesse caso não existe uma resposta exata, mas é necessário fazer uma escolha consciente.O economista destaca que, além de tudo , a educação financeira envolve fatores financeiros e emocionais, como se questionar se a compra determinado produto ou serviço, se realmente é necessária no momento.

Assim, o indivíduo consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais tranquilidade. Patrick destaca algumas dicas para a identificação de gastos excessivos.  

  • A primeira coisa é a pessoa olhar como se encontra a saúde financeira, se existem  muitas dívidas, se o indivíduo faz compras que não precisava naquele momento. 
  • Olhar também suas receitas para não gastar mais do que se ganha.
  • Não comprar pela emoção, só pra satisfazer o momento e pensar se realmente  foi necessária aquela compra
  • Optar por alternativas mais baratas, um exemplo: você está gastando muito com Uber, optar por ir de ônibus.
  • Quando for comprar um produto, faça uma pesquisa de melhor preço.
  • Não tenha medo de pedir desconto, já é um valor a mais no seu bolso.

O controle e corte dos gastos é uma atividade não tão prazerosa, mas quando realizada com disciplina ela permite que você ganhe um novo empregado, só seu. Isso mesmo, o seu dinheiro agora irá trabalhar por você!

Avatar
Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.