Taxa de lixo pode ser paga com desconto até o dia 16 de setembro

A pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos para muitos empresários e trabalhadores de todos o mundo. Em Montes Claros, afim de amenizar esses impactos, a prefeitura lançou o Decreto Municipal 4.188, de 15 de março de 2021, que prorroga as datas para pagamento dos impostos municipais e oferece um desconto de 4% em pagamentos a vista.

Segundo o município, a Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos (TLRS), que deveria ser paga até o dia 16 de junho para que o contribuinte tivesse o desconto de pagamento integral e à vista, teve sua data de vencimento postergada para 16 de setembro, mesma data em que vencerá a primeira parcela, caso o contribuinte opte pelo parcelamento.

Impressão

O contribuinte que, por acaso, não tenha recebido a guia em sua residência, pode imprimi-la sem sair de casa, diretamente pelo portal da Prefeitura de Montes Claros (https://portal.montesclaros.mg.gov.br/).

Cobrança

Entenda como funciona a cobrança – Até 2013, o valor cobrado para a coleta de lixo na cidade era simbólico, uma vez que esta era proibida por decisão judicial devido ao fato de ser exercida, até então, por decreto, e não por Lei, como é apropriado.

A partir da Lei nº 42/2013, aprovada no fim de 2013 pela câmara, a taxa foi regularizada e desvinculada do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU). Obedecendo ao princípio da transparência nos serviço público, a Secretaria Municipal de Finanças optou por separar os tributos, fazendo assim com que o contribuinte saiba detalhadamente o que está pagando.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.