Bombeiros realizam combate às chamas no município de Cristália
Na tarde desta segunda-feira (06/09), bombeiros do Posto Avançado na cidade de Francisco Sá, deslocaram até a zona rural do município de Cristália, onde combateram um incêndio na vegetação nativa, próximo ao balneário do Val, localizado na MG-307, iniciado na altura do KM 53.
Segundo os militares no local foram verificados diversos focos de incêndio em meio a vegetação, espalhados em um terreno bastante acidentado e de difícil acesso, onde as chamas já se espalharam rapidamente, em meio às árvores, plantas de pequeno porte e através das folhas acumuladas no solo devido ao período de seca que assola a região.
Os militares utilizando-se dos EPI`s, abafadores, mochilas costais e um caminhão de combate a incêndios, juntamente com o apoio de moradores locais, realizaram o combate direto às chamas, que perduraram por aproximadamente 05 (cinco) horas, até que as mesmas fossem controladas.
De acordo coma a guarnição neste incêndio foram utilizados, aproximadamente 400 (quatrocentos) litros de água, nos trabalhos de combate ao fogo e a realização do rescaldo, sendo que, a região segue sendo monitorada, devido a possibilidade de reignição e o aparecimento de novos focos no dia seguinte, devido a baixa umidade do ar, altas temperaturas e a ação do vento.
Corpo de Bombeiros combatem incêndio em vegetação
Na noite dessa segunda-feira, 06, Bombeiros do 7º Batalhão de Montes Claros deslocaram para atendimento de ocorrência de incêndio em vegetação no bairro Vila São Francisco de Assis em Montes Claros/MG, ameaçando alastrar-se para vegetações próximas.
De acordo com os militares diante do exposto, e com a utilização de equipamentos de proteção individual, abafadores e bombas costais a guarnição realizou o combate às chamas, gastando aproximadamente 1000 litros d’água, realizando, posteriormente, o rescaldo.
Disseram ainda que a área queimada foi estimada em aproximadamente 900 metros quadrados, não sendo possível definir as causas do incêndio.
Bombeiros capturam Tiú em motor de um automóvel
Na tarde dessa segunda-feira,06, o 8° Pelotão de Bombeiros em Salinas foi acionado para atender uma ocorrência de captura de um Teiú, réptil com distribuição geográfica no bioma cerrado, que recebe comumente as seguintes denominações lagarto, teiú-açu, tejo, tiú.
Os militares disseram que o animal encontrava-se no motor do veículo do solicitante. Com emprego de técnicas e equipamentos específicos, a guarnição de bombeiros realizou uma abordagem segura e capturou o réptil.
O animal, que não apresentava ferimentos, foi devolvido para seu habitat natural distante de residências.