Você sabia que a má postura é a responsável por grande parte das dores que milhares de pessoas sentem todos os dias?
Se você já sentiu uma fisgada na coluna ou notou algum incômodo por ficar muito tempo em uma postura que não era a adequada, você certamente sabe dos efeitos que ficar de mau jeito pode trazer para o corpo.
O Fisioterapeuta Emerson Ogasawara explica que a maior consequência são as dores espalhadas por diferentes regiões do corpo, em seguida vem à insuficiência nos movimentos corporais e queixas de estética corporal.
Muito se diz em relação ao uso excessivo do aparelho celular que pode acabar afetando a posição, e causar dores no pescoço. Porém Emerson destaca que isso é muito característico.
“Essa preocupação é individualizada porque dentro do consultório existem pessoas que sentem desconfortos por causa do uso extremo do celular e pessoas que não sentem desconforto; de acordo a ciência o uso extremo do celular NÃO causa dores no pescoço, existe, mais é um preconceito com o uso viciante do aparelho de celular”.
O Fisioterapeuta deixa claro que não existe posição correta para não ter problemas, ele diz que o corpo humano gosta de movimento constantemente, e que ele sempre está buscando movimentos para deixar o estado em equilíbrio com menor gasto de energia, ressaltando que, a questão estética do corpo torto ainda é desagradável, mas sempre corrigida com o acompanhamento de um profissional específico, que irá guiar o paciente para encontrar o seu ponto de equilíbrio.
“O que as pessoas devem buscar para não acarretar problemas com a postura é sempre ter uma boa condição física e melhorar a qualidade de força corporal, sempre procurando qualidade de resistência e mobilidade nos movimentos corporais, então qualquer atividade física que a pessoa sinta prazer em praticar, irá beneficiar a postura corporal”.
Fuja do sedentarismo
A fórmula para evitar o sedentarismo praticamente todo mundo sabe: praticar ao menos 150 minutos de atividade física por semana. E, quando falamos em qualidade de vida, é muito importante não ficar só em atividades aeróbicas (corrida, caminhada) e também fazer exercícios de força (musculação).
Os jovens tem tendência em desenvolver dores quando não praticam atividades físicas, Emerson diz que a maioria não gosta de realizar os tratamentos específicos para desorganização postural quando desenvolvidas, ele destaca que às vezes os motivos podem ser pela falta de informação adequada ou mesmo por ter vergonha de realizar o tratamento específico, alguns até realizam, mas muitas vezes não realizam com o profissional específico e acabam desistindo do tratamento.
A dica para quem estiver sentidos dores é principalmente procurar o profissional que trabalha somente com alinhamento postural; hoje os estudos científicos sobre qualidade postural estão bem avançados e existem profissionais específicos que trabalham com o alinhamento e desenvolvimento postural.