A coleta de dados biométricos de eleitoras e eleitores continua suspensa em todo o Brasil, devido à pandemia de Covid-19. A interrupção do cadastramento biométrico foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o regime de plantão extraordinário na Justiça Eleitoral, com o objetivo de prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
Entre as cidades do Norte de Minas estão Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Mirabela, Montes Claros, Olhos D’Água e Patis.
O atendimento ao eleitorado mineiro está sendo feito virtualmente, pelo sistema Título Net. Estão disponíveis os seguintes serviços:
– alistamento eleitoral (1ª via do título);
– transferência de município;
– revisão do título (que inclui atualização de dados e regularização de inscrição).
Os eleitores que solicitaram atendimento remotamente e tiveram o pedido deferido serão convocados para colher os dados biométricos somente quando o atendimento presencial for retomado, o que ainda não tem data para acontecer.
Se houver dúvida quanto ao uso do Título Net, eleitoras e eleitores devem entrar em contato com o cartório eleitoral do seu município ou com o Disque-Eleitor 148.
PRAZO FINAL
Eleitoras e eleitores têm até 4 de maio de 2022 para solicitarem a emissão do título, transferência ou revisão e estarem aptos a votar nas eleições do próximo ano. A partir do dia 5 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado, para a organização do pleito.
Esse prazo vale inclusive para quem teve o título cancelado por não fazer o recadastramento biométrico onde o procedimento se tornou obrigatório em 2019 e 2020. Mesmo sem estar sendo feita a coleta da biometria no momento, a regularização pode ser solicitada pelo Título Net, para que a pessoa volte a estar em dia com a Justiça Eleitoral.