No final da tarde desta sexta-feira, 27, a Prefeitura de Montes Claros divulgou decreto permitindo a abertura dos cinemas depois de mais de dois anos fechados. A abertura faz parte do programa “Avança Moc com segurança – 5° etapa”, em que flexiona o uso das atividades em grupo durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo o decreto, as salas dos cinemas poderão funcionar com 30% da capacidade, com dois lugares (vagos) separando os clientes – cerca de 50 metros entre os usuários. A medida não vale para famílias ou casais que podem se sentarem juntos.
O decreto ainda determina que só poderão entrar nas salas que já tomaram pelo menos a primeira dose de uma das vacinas disponíveis – o cartão deverá ser apresentado e o cliente deve ter sido vacinado no mínimo em 15 dias.
Aquela tradicional pipoca de cinema e refrigerante vão ter que esperar um pouco mais, pois, ainda está proibido o consumo de bebidas e comidas dentro das salas e o uso de máscara fica obrigatório durante todo tempo.
Em Montes Claros existem dois cinemas: Cinemais no Montes Claros Shopping e o Ibicinemas no Ibituruna Shopping – o primeiro informou que não reabrirá a franquia. Já o Ibicinemas não se manifestou.