Nos últimos meses, Montes Claros e região vem sofrendo com as queimadas florestais. O conjunto perfeito para o fogo nessa temporada; ventos fortes e temo seco. Foram mais de 65 queimada somente nos cinco primeiros meses deste ano. Para conscientizar a população e evitar que a vegetação seja destruída, a Prefeitura de Montes Claros realizou uma blitz educativa com a prevenção as queimadas florestais.
O objetivo da blitz foi conscientizar a população sobre a necessidade de avisar imediatamente as autoridades competentes, em caso de incêndio
“O local é estratégico, uma vez que é uma das principais vias de acesso à Serra do Mel e aos parques da Sapucaia e da Lapa Grande, este último responsável por 30% do abastecimento de água de Montes Claros, beneficiando, ainda, regiões da área rural, como Vaca Morta, Santa Rosa e outras, através de lençóis subterrâneos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente Claros, Soter Magno, lembrando que a prevenção é o melhor caminho para evitar danos à natureza e até mesmo o envolvimento de grandes estruturas no combate ao fogo.
Ainda segundo o secretário, maioria dos incêndios florestais é provocada acidentalmente, por falta de informação, ou deliberadamente, o que é crime. Vale reforçar que o município aproveitou a oportunidade para distribuir mudas e sementes para a revitalização do Meio Ambiente.
“A próxima blitz será no dia 11 de setembro, das 9 horas ao meio dia, na saída para Nova Esperança e Januária. O local é o principal acesso a regiões como Riachão, Santa Rosa de Lima e outros distritos e localidades da zona rural de Montes Claros. No total das ações, serão distribuídos mais de 2 mil folders, 5 mil sementes de ipê e 200 mudas de árvores frutíferas e ornamentais.
Em caso de avistamento de focos de incêndio, o cidadão deve acionar os bombeiros (193) ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2211-3324). Pode ainda utilizar o aplicativo SEMMA DENÚNCIA, disponível no Google Play.