Esses profissionais exercem um excelente papel para a sociedade, e esta data foi criada para relembrar a regulamentação da profissão que aconteceu no ano de 1964 com a implementação da lei nº4119/62. Posteriormente, em 2016, a lei nº13.407/16 oficializou a data nacionalmente.
A Psicóloga Joseny Alves Fagundes, destacou a importância deste profissional, ela ressalta que, o Psicólogo e a Psicóloga são importantes à medida que os seres humanos têm um organismo não apenas físico, mas, também, mental e emocional que precisa de cuidados.
A função deste profissional é atuar como profissional referência em saúde mental para tratamento de doenças e transtornos como: depressão, esquizofrenia, ansiedade, pânico, TOC, etc.
Somos eles também os profissionais capacitados para acolher e tratar as demandas em relacionamentos (como na Psicoterapia de casal por exemplo), aprendizagem, empresas, aquisição e atualização de CNH, aptidão para portes de armas, aptidão para cirurgias bariátricas, de laqueadura e vasectomia, tratamentos de dependentes de produtos ilícitos ou lícitos (químicos), entre outros”.
A pandemia do novo coronavírus já completou mais de um ano, com todas as restrições muitas pessoas acabam passando por algum tipo de transtorno, ou que seja de ansiedade, luto por ter perdido alguém próximo, demissão, dentre vários. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) entre os meses de agosto e novembro de 2020, identificou que houve um aumento de 82% no número de novos casos de transtornos mentais. O estudo mostra ainda que 70% dos pacientes que já tinham recebido alta do tratamento tiveram recaídas durante a pandemia.
Arley Simpson também é Psicólogo, ele destacou o quanto a demanda aumentou devido a pandemia.
“Com a pandemia o número de pessoas que procura atendimento para realizar psicoterapia aumentou muito, hoje eu trabalho com plataformas on-line e a demanda aumentou 10 vezes mais que antes; também dá pra notar que a sociedade está tendo um desgaste em relação ao que estamos vivenciando”.
Arley destacou que a principal demanda da clínica onde trabalha não está ligada 100% à pandemia, porém ela potencializa. O principal problema é que muitas pessoas querem viver uma vida que elas mesmo não conseguem; ou seja, as pessoas querem acompanhar o que a sociedade vem impondo.
Já Joseny ressaltou que, as maiores reclamações (logicamente, guardando a ética e o sigilo) são em torno de uma insegurança muito grande em todos os sentidos advindos da pandemia, da demora de encerramento da pandemia e também acerca de não poderem sair constantemente de casa.
Atendimentos na pandemia
Tudo mudou de repente, o novo vírus não permite mais contato direto; e como todos sabemos os atendimentos aos pacientes eram feitos dentro dos consultórios. Com isso os profissionais tiveram que se reinventar para dar conta da demanda e não deixar de ouvir cada paciente. Joseny explicou qual decisão tomou diante dessa nova realidade.
“Não temos receita de bolo, cada paciente requer um tratamento diferenciado, com pontuações e acolhimento diferenciado, então, para nós a mudança e a adaptação faz parte da vida rotineira. Além de termos estudado sobre pandemias na faculdade, o que ajudou bastante; a surpresa exigiu readaptação da Clínica, e da forma de trabalhar, mas, foi benéfica, além do mais, atendemos também de forma online, o que ajudou e ainda ajuda bastante”.
Arley afirmou que para ele já não foi tão difícil, pois quando entrou mesmo no mundo da psicologia a pandemia já existia, por isso já se adequou para realizar os atendimentos. Ele ressalta que outros profissionais que já estão há mais tempo relatam que houve uma diferença muito grande.
“No meu caso eu até prefiro, por questões de horários, custo benefício, por poder moldar o tempo, e também ajudar aquelas pessoas que não podem ser atendidas em horário comercial. O on-line não substitui o presencial até por falta de calor humano, mas continua tendo olho no olho e ouvindo a voz de cada paciente, acaba sendo efetivo também.
O portal Web Terra parabeniza todos os profissionais da Psicologia.