PC deflagrou operação criminosa que atuava em penitenciária no norte de Minas

Foto: PCMG/ Redes Socias

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 25 de Agosto a operação “Trojan”, nas cidades de Montes Claros e Francisco Sá, no norte de minas. Em combate aos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O delegado Alberto Tenório destacou que, o  objetivo da investigação e das prisões foi desarticular uma organização criminosa que atuava dentro da Penitenciária de segurança máxima de  Francisco Sá facilitando fugas de presos e entradas de aparelhos telefônicos e outros objetos ilícitos.

“Cada aparelho telefônico tinha o valor de R$ 15 mil, mas esse valor variava de acordo com a demanda. Se a demanda tivesse alta procura, o valor subia se estivesse baixa, o valor caía”.

Segundo informações da PC, cinco policiais penais e uma advogada foram presos. As investigações da Polícia Civil começaram em setembro de 2019 após uma fuga de presos na Penitenciária de Francisco Sá.

“Três presos evadiram daquela localidade, numa fuga completamente anormal. Iniciamos as investigações e conseguimos apontar a participação de todas essas pessoas envolvidas tanto na fuga, como na facilitação de entrada de aparelhos celulares”.

Além dos mandados de prisão, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão, 16 de bloqueios de contas bancárias e cinco mandados cautelares de afastamento do cargo. A operação foi realizada em Montes Claros, Francisco Sá e São Francisco.

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.