Acontecerá a partir de hoje, 23 de agosto a X Semana das Ciências Agrárias (Seagri), o evento será em formato virtual, e organizado pelo Departamento de Ciências Agrárias da Universidade estadual de Montes Claros, Campus Janaúba. As atividades prosseguem até o dia 28 de agosto, com palestras e minicursos.
De acordo com o Departamento de Ciências Agrárias, o evento busca estimular a difusão do conhecimento e de tecnologias, bem como o desenvolvimento da região, trazendo atualizações, capacitação e estímulo ao debate de temas atuais direcionados à comunidade de produtores, estudantes e profissionais. A proposta é promover a interação de todos os envolvidos no setor produtivo e de serviços do agronegócio.
Segundo o departamento a X Seagri terá uma programação variada, com oito palestras e 27 minicursos, abordando diversos temas voltados para a atualização dos profissionais e produtores e para a melhoria dos serviços do agronegócio. As inscrições para participação no evento podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/seagriunimontes2021/
PROGRAMAÇÃO
A abertura acontece hoje, às 8h. Logo em seguida, será proferida a palestra “Desafios e oportunidades dos profissionais das ciências agrárias.”
Às 10h, o consultor de projetos de pecuária de corte e leite Adilson de Paula Almeida Aguiar abordará o tema “Irrigação de pastagem”. A programação terá continuidade às 14h, com a palestra “Bioinsumos: usos e perspectivas”. A abordagem será feita por Isac Pereira Soares Martins.
Logo em seguida, às 15h30 estará em debate o tema “Mercado de Trabalho: desafios e oportunidades do agro”, com palestra do pecuarista, mentor e coach do agronegócio Artur Toledo.
Na terça-feira, 24, às 8h30, será proferida a palestra “Suplementação de bovinos de corte em pasto”. O assunto será abordado por Pedro Veiga Rodrigues Paulino, gerente global de tecnologia de bovinos de corte. Às 10h, a tecnologia a serviço da produção agrícola estará em debate com palestra do professor Domingos Sárvio Magalhães Valente, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ela vai discutir sobre o tema “Agricultura digital e inteligência computacional”.
“A Importância do bem-estar animal como fator de desenvolvimento do agronegócio” será o tema em debate a partir das 14hs. A abordagem será feita pelo professor Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal (SP)
Às 15h30, será proferida a palestra “Jovens líderes que transformam o agronegócio: o que o mercado espera e como se preparar”. O tema será discutido por Vaomar Souza, produtor rural, consultor técnico na cultura da mangueira, biólogo e acadêmico do curso de Agronomia.
No período de 25 a 28 de agosto, a programação da X Seagri prosseguirá com uma série de minicursos, a serem ministrados por técnico, especialistas e professores do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes e de outras instituições como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas).