Foi uma tristeza sem fim. O ano de 1996 chegou e, com ele, uma verdade que eu não queria aceitar: o Super Nintendo estava se preparando para sair de cena e dar lugar ao novíssimo Nintendo 64. Esperado com ansiedade pelos gamers sedentos em testar todo o poderio gráfico do Super Mario 64, restava a mim a melancolia de jogar o Donkey Kong Country 3 e o Street Fighter Alpha 2 (games excelentes, por sinal), enquanto repousava em mim a vontade de que o SNES durasse pra sempre.
25 anos se passaram e o que parecia ser impossível tornou-se realidade: fãs dedicados que, nostálgicos como eu, aprenderam o básico de programação para criar games para seu videogame favorito, além de empresas como a Pico Interactive, seguem trazendo jogos novos que podem ser aproveitados aí, no seu videogame pegando poeira. E para fazer inveja ao seu amigo dono de Playstation 5, o Byte Papo traz uma lista “do balacobaco” (essa é antiga) com os melhores games lançados recentemente para seu videogame antigo! Chegou a hora de tirar o console do armário e aproveitar tudo que há de novo para o seu velhinho!
RESCUE PRINCESS (ATARI 2600)
Foto: Reprodução
Criado por Chris Spory em 2013, Princess Rescue é um homebrew (software caseiro) clone do famoso Super Mario Bros., da Nintendo, para ser jogado – que diria – no Atari 2600. Mesmo com as limitações do hardware antigo, o game impressiona ao reproduzir (à sua maneira) goombas, power-ups e o próprio Mario, com gameplay lateral e fases a serem vencidas – algo incomum para quem jogou Atari nos áureos tempos. Vale a jogatina!
DRAGONBORNE (GAME BOY)
Foto: Pixelkin
Lançado há cerca de um ano, Dragonborne chegou às mãos dos gamers mais de 30 anos após o surgimento do console. Criado pela Spacebot Interactive (um estúdio de jogos indies e retro), Dragonborne é um RPG de turno de altíssima qualidade, com vários quests, inimigos, upgrade de armaduras e cerca de 6 horas de gameplay. O game também foi lançado para a Steam.
FINAL FANTASY VII (NES)
Foto: Reprodução
Quem disse que o Final Fantasy VII não foi lançado para um console Nintendo? Embora seja uma versão não licenciada, essa versão demake (quando um game de maior poderio gráfico é adaptado para um console de menor poder) saiu para o glorioso Nintendinho 8 bits pela empresa chinesa Shenzhen Nanjing Technology. O que impressiona é a fidelidade: mesmo em versão adaptada ao antigo console, o game coube inteiro em um cartucho de NES, que pode ser comprado em sites de vendas. Ainda estamos tentando descobrir como isso foi possível.
NIGHTMARE BUSTERS (SUPER NINTENDO)
Foto: Reprodução
Nightmare Busters possui uma característica curiosa: desenvolvido para o Super Nintendo em 1994, acabou sendo cancelado e jamais viu a luz do dia. Até agora. O Super Fighter Team, desenvolvedor original do projeto e alguns fãs, resolveram dar continuidade ao desenvolvimento e lançaram o game do duende que atira cartas para enfrentar os inimigos. Destaque para os gráficos e trilha sonora na medida.
PIER SOLAR (MEGA DRIVE)
Foto: Reprodução
O Mega Drive parece ser o campeão em se tratando de novos lançamentos para o console antigo. Descontinuado em 1997 (mas, tal qual a Fênix ressurgido das cinzas com o Mega Drive Mini e a versão brasileira de 2019 da Tectoy – onde, aliás, o Megão nunca parou), o console segue recebendo vários jogos novos dada a comunidade de entusiastas do videogame até hoje. Pier Solar, um de seus mais belos títulos lançados, é um RPG que abusa nos gráficos e na trilha sonora e que se esgotou em 2010, ano de seu lançamento. Tamanho sucesso levou o game a ser portado para Steam, Playstation 3 e Playstation 4.
METAL SLUG 5 (NEO GEO)
Foto: Divulgação
Mais um caso curioso do mundo retrogamer: tal qual o Mega Drive ainda reina no Brasil, os arcades (famosos fliperamas) do Neo Geo no Japão ainda seguem, mesmo que em menor quantidade, firmes e fortes. Por isso, a própria SNK, produtora da franquia Metal Slug, lançou em 2014 o Metal Slug 5, para a alegria dos jogadores dos antigos consoles. O problema é o preço: como o Neo Geo também foi lançado – por um valor absurdo na época – como um console caseiro, o game chega a custar uma fortuna: cerca de U$3.695 dólares. Isso mesmo, quase 20 mil reais na cotação atual. E aí, vai arriscar?
DEMONS OF ASTEBORG (MEGA DRIVE)
Foto: Reprodução
Essa belezura é o mais novo jogo lançado para um console antigo. Demons of Asteborg saiu este mês para o Mega Drive (além de Steam e Nintendo Switch) e traz excelente jogabilidade plataforma 2D, além de belos gráficos e ótima trilha sonora. Ainda em projeto de financiamento, o game pode também contar com recompensas para quem adquirir, como o próprio cartucho, canecas e até um arcade oficial do jogo. Imagina só? Você pode apoiar o projeto clicando AQUI.