Pesquisa revela que transformação digital nas corporações têm influência dos consumidores

Uma pesquisa realizada pela empresa Sambatech, mostra que 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de transformação digital, enquanto 30,5% estão atualmente desenvolvendo uma estratégia e 1,9% dos entrevistados não pretendem adotar a transformação digital nas organizações.

Dentre os benefícios de adotar a transformação digital nas empresas está a vantagem competitiva. Porém, por mais que sejam adotadas ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, internet das coisas e drives compartilhados, os consumidores ainda têm função relevante na transformação digital nas corporações, afinal, a mudança começa em resposta aos novos comportamentos dos consumidores.

A perspectiva é de que as interações digitais dos consumidores cresçam 40% no período da pandemia do novo coronavírus, segundo projeção da Forrester. Mas o Brasil ainda segue longe de ser destaque em transformação digital. Em 2018, o país subiu cinco posições no Índice Global de Inovação, ficando em 64ª lugar, segundo dados do Global Innovation Index (GII). Segundo o ranking, a falta de infraestrutura e as burocracias, tanto para a abertura quanto para a manutenção dos negócios ainda são desafiadores.

Visando ajudar as pessoas interessadas em adotar a transformação digital nas empresas, a Semana de Transformação Digital, evento gratuito e virtual, será realizada entre os dias 23 e 27 de agosto reunindo especialistas no assunto para compartilhar conhecimento acerca de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Experiência do Usuário, Business Intelligence (BI), Marketing Digital, dentre outros temas.

O evento é realizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas no site da Semana de Transformação Digital. As transmissões serão feitas sempre das 19h às 22h, com professores convidados. As aulas serão transmitidas ao vivo e, durante as sessões, os participantes podem interagir com os tutores. A Semana terá 15 horas de duração e oferece certificado de participação.

Segundo o diretor da Católica Business School, Maurício Xavier, o evento tem como objetivo apresentar à comunidade assuntos que, principalmente com a pandemia, se tornaram essenciais às organizações. “Buscamos entender as principais demandas do mercado e surgiu o tema de transformação digital. São cinco cursos pequenos, dentro de um maior. As pessoas precisam entender do que se tratam esses temas. São cursos curtos, mas você vai ter uma visão geral”, explica Xavier.

A perspectiva é de que as interações digitais dos consumidores cresçam 40% no período da pandemia do novo coronavírus, segundo projeção da Forrester. Mas o Brasil ainda segue longe de ser destaque nesse quesito. Em 2018, o país subiu cinco posições no Índice Global de Inovação, ficando em 64ª lugar, segundo dados do  Global Innovation Index  (GII). Segundo o ranking, a falta de infraestrutura e as burocracias, tanto para a abertura quanto para a manutenção dos negócios ainda são desafiadores.

Imagem: ilustração

Programação do evento:

– Segunda-feira (23): Projeto de Transformação Digital com Antony Lins;

– Terça-feira (24): LGPD e Direto on-line com Paloma Saldanha e Gabriela Dias;

– Quarta-feira (25): Princípios do Marketing Digital com Maurício Xavier e Thelma Guerra;

– Quinta-feira (26): Customer experience innovation com Rosário Pompéia e Socorro Macedo;

– Sexta-feira (27): Business Intelligence (BI) para tomada de decisões com Bruno Aguiar.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil