O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) será construído no espaço do antigo Zoológico Municipal de Montes Claros. As obras A criação do centro Só foi possível porque um termo de comodato, com duração de 25 anos, firmado entre o município e o estado, cedendo mais de 20 mil metros quadrados do espaço do Zoológico ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi assinado em 2019 pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.
Nessa quarta-feira, 18, os técnicos do Instituto Estadual de Florestas e da Sada, acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vistoriaram o local da implantação do Cetas, que segundo a prefeitura terá, além das estruturas administrativas, um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, um espaço de quarentena para o isolamento dos animais recém-chegados, e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.
“É importante destacar a ação da Prefeitura de Montes Claros de ceder o terreno para a construção do futuro Cetas do município, e também a diretoria-geral do IEF, pelo apoio constante à nossa unidade regional”, salientou a supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Margarete Caires.
“Por ser o segundo entroncamento rodoviário do País, Montes Claros é o primeiro em tráfico de espécies silvestres, sendo considerada uma das principais rotas deste tipo de contrabando, ligando o Norte e Nordeste ao Sudeste do Brasil. Por isso, é fundamental a implantação deste Cetas na cidade, já que a estrutura daquele espaço que funciona no Ibama para abrigar os animais que são tirados do seu ambiente natural não atende a demanda”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno.
De acordo com a prefeitura a implantação do novo CETAS é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada no âmbito do seu licenciamento ambiental com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.