Uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos tem preocupado a Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento de sangue no estado. A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas Gerais, relativa a procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente. Lembrando, ainda, que em seus ambulatórios são atendidos cerca de oito mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.
Mais do que nunca, é fundamental que os doadores voluntários de sangue dos referidos grupos sanguíneos compareçam o quanto antes a uma de suas unidades para fazer a doação. Sangue não se compra nem se vende: só a doação solidária, consciente e responsável pode salvar vidas.
Na unidade do Hemominas de Montes Claros sempre fica em campanha para arrecadação deste tipo sanguíneo. A responsável pela captação de doadores Rosana Silva explica que, de uma maneira geral o grupo O positivo e O negativo são os mais pressionados e críticos, independente de ter pandemia, situação atípica eles sempre estarão no vermelho.
“Para se ter uma ideia nosso estoque está abaixo de 30% do que seria o 100 % ideal; o O positivo está 70% abaixo do que precisaríamos ficar com estoque confortável para atender a região”.
Como doar
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação ;
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
Em virtude da pandemia, o candidato que apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.
Para realizar a doação é necessário entrar no site Hemoninas.mg.gov.br tem um ícone de agendamento on-line, para escolher melhor dia e melhor horário ou então ir até o Hemoninas de forma voluntária de segunda a sexta-feira das 07:00 as 17:30. Rosana ressalta excepcionalmente por conta do feriado de 07 de setembro, o centro vai abrir no dia 06 para receber os doadores.
Em Montes Claros o Hemominas fica na Rua Urbino Viana, 640, Vila Guilhermina.