A cidade de Montes Claros voltou a apresentar problemas com aglomerações de pessoas no final de semana. Uma festa, inclusive, com show ao vivo, chamou a atenção e causou indignação nas redes sociais. A Guarda Municipal destacou que foi acionada e foi ao local, mas quando chegou ao recinto, à festa já tinha acabado. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Montes Claros informou que a fiscalização feita pela Guarda Municipal depende muito das denúncias da população, devido ao tamanho da cidade e sua enorme população.
Na festa em questão, quando a denúncia chegou, já não havia atividades. Outra questão em decreto é o número de pessoas por espaço ou em mesas nos bares e restaurantes da cidade que não estão sendo cumpridos por alguns bares segundo o decreto da prefeitura municipal. A Ascom informou que diversos bares foram autuados e multados no último fim de semana, inclusive na Avenida Raul Correia, onde um estabelecimento foi multado em 30 UREFS ontem, ou seja, em aproximadamente R$ 2,4 mil.
No último decreto publicado pelo município diz que:
O funcionamento das casas de festas e eventos respeitará o limite de publico de até 30% (trinta por cento) dos lugares existentes, de acordo com os critérios definidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, limitado ao máximo de 130 (cento e trinta) pessoas, respeitando-se ainda:
I – a capacidade máxima de público permitida que seja de uma pessoa a cada 4 m² (quatro metros quadrados), nos espaços fechados, e de uma pessoa a cada 02 m² (dois metros quadrados), nos locais abertos.