Moradores da região do grande Maracanã denunciaram as autoridades ambientais a mortandade de peixes no córrego dos Mangues, causada pelo despejo de esgoto da Copasa. Além do mau cheiro tomou conta da região, a morte dos peixes é uma preocupação, uma vez que esse fato já aconteceu em outros locais, como no Córrego do Cintra.
O córrego dos Mangues fica ao lado dos bairros Maracanã com o Côrrea Machado, atrás do Chiquinho Guimarães. De acordo com os moradores, os peixes começaram a morrer devida contaminação do esgoto descartado no rio.
“É uma covardia o que estão fazendo. Estão acabando com a natureza e com as vidas que vivem nesse córrego. Não é a primeira vez que isso acontece aqui – acredito que o esgoto seja do bairro Residencial Sul”, destacou o morador do bairro Côrrea Machado, Bruno Thiago Santos.
A Copasa admite que houve descarte de esgoto no córrego dos Mangues. Em nota a companhia informou que o lançamento de esgoto no córrego, foi provocado pela obstrução e consequente rompimento da rede coletora de esgoto próxima ao local, em decorrência das obras de pavimentação executadas no Anel Rodoviário Sul, de responsabilidade de terceiros.
A companhia ainda esclarece que, no dia 9 de agosto, tão logo foi notificada sobre o ocorrido, adotou as medidas cabíveis para resolver a situação, por meio da desobstrução da rede e correção do extravasamento dos efluentes.