CDL trabalha em prol dos negócios e da saúde

Desde o início da pandemia COVID-19, em março de 2020, a CDL Montes Claros, vem trabalhando intensamente para defender os interesses da classe empresarial de Montes Claros, com objetivo de diminuir os impactos causados na economia local. Afinal, a entidade entendeu a gravidade da doença, mas não se esqueceu da importância do comércio na geração de empregos e renda para o município e para a região. Ao longo desse período, por imposições dos momentos vividos, várias medidas criaram grandes transtornos para as empresas, como o fechamento das empresas que redundou na redução parcial ou total das vendas, desempregos, redução das receitas, encerramento de atividades, dentre outros tantos desafios.

A fim de assegurar a continuidade dos negócios e a manutenção dos empregos, sem perder de vista as ações no combate e no controle da pandemia; e ainda por entender a importância de caminhar cada vez mais ao lado de seus associados neste momento de crise, a CDL tem realizado diversas ações com o objetivo de auxiliar os empresários e toda a comunidade a passar por este período critico:

Destacamos algumas delas:

  • Ações junto aos órgãos públicos: Um dos os principais papéis da entidade neste período de pandemia foram articular junto aos órgãos públicos e entidades representativas, medidas que pudessem disponibilizar a todos os empresários acessos às informações, visando possibilitar um melhor planejamento para que as empresas pudessem manter suas atividades de maneira segura e legal.
  • Estratégias de redução de impacto: Com foco no desenvolvimento de conteúdos importantes para os associados e a comunidade, a CDL distribuiu cartilhas educativas acerca das ações e medidas governamentais, bem como, de boas práticas e prevenção, para que este momento de pandemia fosse atravessado com segurança e direcionamento. A entidade sensibilizou o público em geral sobre as atividades em funcionamento durante as restrições e demonstrou a importância da valorização do comércio local em seus canais de comunicação. Além disso, compartilhou semanalmente orientações sobre a importância no cumprimento das medidas impostas pelas autoridades, com dicas sobre as melhores formas de combater a propagação do vírus.
  • Vitrine Empresarial “Compre em Moc”: Com o crescimento do e-commerce, entendemos a importância dos nossos associados criarem novos canais de vendas impulsionando seus negócios, principalmente aproveitando as oportunidades de venda geradas através de canais digitais. Com a plataforma “Compre Em Moc”, as empresas podem integrar sua loja física com a loja na web, de maneira estruturada e com autonomia para ampliar o alcance do seu negócio e aumentar as vendas. Além de integrar com seus outros canais de comunicação, como Facebook, Instagram, Whatsapp, marketplaces, entre outros, conseguindo oferecer comodidade para que os consumidores realizem suas compras do conforto de sua casa, em um só lugar, evitando a aglomeração em grandes centros e também valorizando os empreendimentos da nossa cidade.
  • Papel Institucional da Entidade: Sempre trabalhado para agregar valores a economia local, principalmente nos negócios de seus associados, a CDL também tem concentrado esforços nas mais diversas ações institucionais, tendo em vista a necessidade de a sociedade civil organizada contribuir, em especial juntos aos meios políticos, sempre na busca de estratégias que favoreçam o desenvolvimento econômico e social da região.

O presidente da entidade, Ernandes Ferreira, em sua incansável luta em favor do coletivo, tendo como premissa a união de todos, entendendo que podemos construir uma sociedade mais harmônica, não tem medido esforços junto as autoridade políticas e institucionais constituídas, contando sempre com a participação de outras entidades de classe, na busca de soluções para os desafios do crescimento da geração e renda e do emprego. Em outra linha de ação, também junto às autoridades, tem levado a convicção da entidade de que o foco da disseminação do vírus, nunca foi através das empresas, para tanto tem participado das reuniões do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, apresentando dados para conhecimento das demais membros, sobre o comportamento dos empresários e seus colaboradores sempre preocupados com as questões sanitárias.

Através destas ações, sempre dentro do conceito de que Juntos Somos Mais Fortes, a entidade tem reforçado a necessidade da união pelo bem maior. Para isto, precisamos criar, adaptar e inovar, para que quando a situação atual passar, estejamos mais prontos para atender as demandas do novo consumidor, que desenvolveu e intensificou novos hábitos de compras, condição que se instaurou na economia como um todo. Temos esperanças e esperamos que tudo seja para o melhor, pois juntos iremos nos reerguer e nos reinventar. Para estes novos tempos, novos comportamentos e novos hábitos de consumo.