Começou nessa segunda-feira, 16, o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Empresas ou pessoas físicas que são proprietárias ou detentoras de qualquer título de imóvel rural em todo o país, têm até o dia 30 de setembro para enviar as informações à Secretaria da Receita Federal. Segundo a instituição, pessoas que perderam a posse ou o direito de propriedade do imóvel a partir de 1º de janeiro de 2021 também tem que declarar o ITR.
Ainda de acordo com a Receita Federal, em 2020, foram entregue 5,8 milhões de declarações. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões sejam entregues. O passo a passo de como realizar a declaração estão na Instrução Normativa 2040/2021, editada pela Receita.
Conforme as regras deste ano, a declaração deve ser feita por meio eletrônico, utilizando o programa de declaração disponível no site do órgão. Devem constar o Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto Territorial Rural (Diac) e o Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (Diat).