Muita gente reclama que faz dieta e não consegue emagrecer! Existe uma quantidade considerável de pessoas que segue a risca todas as recomendações e, ainda sim, não alcança o tão esperado objetivo. Porém, você sabia que provavelmente pequenas atitudes estejam atrapalhando seu resultado e por isso os ponteiros da balança nunca mudam de lugar?
Desta forma, é necessário rever alguns comportamentos básicos do dia a dia que, somados a uma rotina alimentar, podem ser a justificativa para você não consiga alcançar a desejada boa forma.
Para começar, o ato de fazer uma dieta, por si só, já é um erro para muita gente. Se você quer realmente perder peso, o primeiro passo é buscar um nutricionista, como orienta a
Marcela Elisa Althoff, Especialista em Nutrição Esportiva, e há 14 anos atua em diversas áreas, como a do emagrecimento. Segundo ela, apenas um profissional habilitado terá as estratégias corretas e adaptadas para cada pessoa.
Marcela Elisa Althoff, Especialista em Emagrecimento
“O que percebo é que muitas pessoas têm medo de ir a um nutricionista, não só hoje, mas isso já vem de muitos anos. Cada um, acha que sabe o que tem que fazer, cada um copia o que o amigo, a pessoa da academia ou a vizinha fala para fazer. Entretanto, as coisas não são tão simples assim, emagrecer não é apenas entrar na internet e pegar uma receitinha pronta, nosso organismo é diferente um do outro. Outro problema, é que as pessoas acham que todo profissional, vão passar uma dieta a base de alface, tomate e alpiste para comer, e esse mito deve acabar. A falta de um especialista para realizar um aconselhamento, elaborar estratégias e desenvolver um planejamento alimentar faz toda a diferença na hora de obter resultados satisfatórios. Nosso papel é ajudar e facilitar para que o nosso cliente chegue ao objetivo que almeja”, diz Marcela.
Pensando nesta situação, listamos abaixo alguns erros comuns que te impedem de emagrecer:
Falta de um planejamento alimentar
Uma das coisas mais importante, e que realmente boicota o emagrecimento, é exatamente a falta de um planejamento alimentar. Muitas pessoas não se organizam, não vão ao mercado, não fazem as compras adequadas e sendo assim, não sabem o que vão comer. Quando elas chegam em casa, cansadas à noite, simplesmente, comem o que tem na geladeira. Isso faz com que as pessoas saiam da rotina e não emagreça. A alimentação de quem busca qualidade de vida, deve ser balanceada e rica em nutrientes.
Dormir pouco
É de extrema importância um sono de qualidade, a falta dele dificultará muito o processo de perda de peso. Quando temos um sono adequado, produzimos menos grelina, um hormônio responsável por aumentar nosso apetite, e aumentamos o nível de leptina, um hormônio que nos dá sensação de saciedade. Se dormirmos mal, a grelina aumenta, e consequentemente aumenta nossa fome, e há baixa hormônio do crescimento chamado GH, que ajuda na produção muscular. Além disso, se não dormimos bem não produzimos melatonina, um dos maiores antioxidantes naturais, que nos restaura. Isso leva ainda a uma resistência à insulina, que representa um estrago para nossa saúde. Sendo assim, o sono é necessário para promover o equilíbrio hormonal. Se eu não durmo bem, não vou me recuperar 100% e acabo tendo mais fome ao longo do dia.
Sedentarismo
O que acontece com a maioria das pessoas é o sedentarismo. Muitas vão à academia apenas duas vezes na semana, ou andam de bicicleta com essa mesma frequência. É importante saber, que para perder peso, pouca atividade física não resolve. A pessoa precisa desenvolver um déficit calórico, sendo necessário, exercitar mais, se alimentar menos e com bastante qualidade nutricional. Então para quem acha que porque correu ou malhou dois dias na semana já é o suficiente, está totalmente equivocado, vale lembrar que a semana possuem 7 dias, e temos que nos exercitar ao menos cinco a seis vezes. Uma dica boa para manter a constância durante os exercícios é você escolher fazer coisas que goste, que lhe proporciona prazer, isso vai fazer com que você realmente se mantenha ativo, porque não adianta entrar em uma academia e parar daqui um mês. Estamos rodeados de oportunidades, escolha a que mais te agrada e persista naquilo, mantenha o foco, tenha atitude e regularidade.
Não mantém a hidratação adequada
Todos sabem que beber água é fundamental para saúde, mas o incrível é que poucos realmente cumprem a ingestão adequada. Água é uma das substâncias mais importantes para a vida humana e grande aliada na perda de gordura. A quantidade ideal varia conforme o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas. Para um homem de 70 quilos, a indicação é de 2,5 litros; já para uma mulher de 58 quilos, é de 2,2 litros, segundo a OMS. O importante é estarmos muito bem hidratados para que realmente nosso metabolismo funcione da maneira adequada.
Estresse dificulta o emagrecimento
Outro fator que atrapalha o processo de emagrecimento é o estresse e a ansiedade. Esses dois aspectos são considerados um veneno para quem busca o emagrecimento rápido. A maioria das pessoas tende a se alimentar mal quando estão em alguma dessas situações. Elas comem mais carboidratos, mais gorduras, consome poucas fibras e liberam mais cortisol, e esse excesso causa o acúmulo de gordura e também a perda de massa muscular no corpo, o que torna o metabolismo da pessoa muito mais lento e dificulta a perda de peso.