Top 2 na estreia do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo 2021

Pela primeira vez nos palcos, o norte-mineiro Alcebiades Junior, de 41 anos, chegou ao Top 2 em duas categorias do Campeonato Estadual da Federação Mineira de Fisiculturismo (IFBB) 2021. O evento foi realizado no Teatro Ney Soares, no Bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, nesse fim de semana.

Natural de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, Júnior conta como se preparou em poucos dias para disputar a competição e a ajuda que teve de um dos atletas de renome da região na modalidade, o xará Júnior Shock. O feito movimentou o município mineiro, que tem mais de 56 mil habitantes.

“Era um sonho antigo e nunca tinha a oportunidade além de financeira, não tinha uma referência em minha cidade. Conheci Júnior Shock e, em uma conversa com ele, comentei sobre, ele apostou no projeto e iniciamos. Decidi participar do campeonato em um tempo curto, tínhamos um tempo de 35 dias. Ele montou o protocolo de treino e começamos com a pretensão de subir no palco, não sabia se conseguiria um shape para competir e bater o peso da categoria. Estava com 96 quilos e precisava chegar em 83 quilos sem perder qualidade muscular”, explicou.

Alcebiades revelou nas redes sociais a tensão na estreia ao ter que encarar os avaliadores, mas, por outro lado, se lembrou de todo o processo que fez até chegar e competir. No Mineiro, o são-franciscano figurou no Top 2 na categoria clássico Master e no clássico acima de 1,80cm.

“E logo ali no palco, nervosismo de estreante. Medo sim de errar, pisar em falso. É tenso de frente aos juízes, plateia, gritos de torcida (o que impressiona todos torcem pelo seu sucesso). Enfim cada passo cada finalização uma passagem na mente que fazia lembrar o que fiz para está ali. Fisiculturismo um esporte para que ama se desafiar (sic)”, publicou. 

Em um outro post, em tom de agradecimento, disse em detalhes como foi a sensação antes de subir e fazer a apresentação, recordando dos intensos dias de treinamento.

“Ali estava eu indo sentido ao desconhecido, um sentimento de dever cumprido cheguei até ali com determinação com uma frase que não saia da minha cabeça e que dizia para quem perguntava como estava sendo minha preparação “SENTIR DOR E FOME”. E assim cheguei fui lá e fiz o que estava programado. Agradeço a Deus por sempre está comigo, agradeço o amor incondicional de minha família (sic)”, agradeceu.

Agora, no retorno para a cidade natal, ele terá que correr contra o tempo para arrecadar o valor necessário para participação do campeonato nacional. O fisiculturista terá 10 dias para conseguir a  quantia para ajudar na viagem, que será levantada por meio de campanhas. Uma delas é a transferência pelo PIX para a chave alcebiades.bispo@yahoo.com.br, sem valor máximo ou mínimo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

De acordo com o informativo sobre a competição, os atletas do Top 6 se classificaram para o 51º Campeonato Brasileiro 2021, e o próximo passo é a inscrição. Eles terão até a próxima sexta-feira (20) para confirmar a participação, que dever ser feita através do e-mail ifbbminasoficial@gmail.com. O Brasileiro será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto, em São Paulo.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.