Ansiedade é uma reação emocional considerada normal e essencial até certo nível; caracterizada por sentimentos de nervosismo, medo, apreensão, preocupação excessiva etc.
Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem pensar no presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos também podendo causar suor intenso e até arritmia cardíaca.
A psicóloga Marcia Jaciane explicou qual é o perfil de uma pessoa ansiosa.
“O perfil de uma pessoa ansiosa pode variar de acordo com o diagnóstico. Alguns sinais e sintomas podem aparecer com maior intensidade como irritabilidade, compulsão, suor excessivo, agitação, palpitações, inviabilizando uma rotina ou finalização de tarefas”
Vinícius Andrade é mototaxista e confessa que é muito ansioso, ele diz que para ele tudo que tem que ser naquela hora, não sabe esperar, não tem paciência e está sempre inquieto, com pensamentos acelerados, e que muitas vezes é impulsivo, não pensa muito e já faz.
“ Descobri na escola, pois era muito impulsivo, e muitas vezes estava passando mal com falta de ar, alguns episódios de depressão. Isso me fazia distanciar das pessoas; já procurei ajuda de psicólogos umas seis vezes”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no planeta. No Brasil, eles atingem 9,3% da população, o que faz do nosso país o líder.
O Frederico é professor e um desses 264 milhões, ele diz que já teve várias crises de ansiedade e que um simples fato de ter que esperar um evento marcado lhe tira o sono, pois fica pensando em milhares de coisas.
“Descobri que tinha aos 10 anos em uma crise em sala de aula, de lá pra cá já precisei ir ao médico umas cinco vezes, mas agora faço tratamento com psicólogos”.
A origem dos transtornos de ansiedade varia bastante de indivíduo para indivíduo. Eles podem aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por trauma. Márcia ressalta que quem sofre com um transtorno de ansiedade, deve procurar ajuda de um profissional da psicologia, podendo ser encaminhado para um psiquiatra, responsável por prescrever a medicação adequada, sendo o tratamento aliado a terapia.