Preço da gasolina sofre aumento a partir de hoje nas refinarias

A Petrobras reajusta nesta quinta-feira, 12, o preço da gasolina nas refinarias, o preço médio do litro da gasolina sobe de R$ 2,69 para R$ 2,78, uma alta de 3,3%. Este aumento foi anunciado ontem, quarta-feira e já é o segundo reajuste praticado pela estatal na gestão de Joaquim Silva e Luna.

O diesel continua com o mesmo valor, segundo a estatal. O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

Em abril deste ano o general Joaquim Silva e Luna assumiu o comando da estatal depois que o presidente Jair Bolsonaro fez uma série de críticas aos reajustes de preços de combustíveis praticados na gestão do comando anterior.

Bolsonaro assina MP que autoriza venda direta de etanol

O presidente Jair Bolsonaro assinou nessa quarta-feira, 11, em cerimônia no Palácio do Planalto, medida provisória (MP) que autoriza a venda de etanol por produtores ou importadores diretamente aos postos de combustíveis. O acordo dispensa a intermediação de empresas distribuidoras, que era obrigatória e passa a ser facultativa, incentivando novos de negócios.

A MP, que trata de aspectos regulatórios e tributários da comercialização de etanol, também flexibiliza a fidelidade à bandeira, ou seja, permite que postos que exibem determinadas marcam comerciais revendam combustíveis de outros distribuidores. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o novo modelo de revenda é facultativo, e os contratos em vigor devem ser respeitados.

Com essa nova proposta o governo quer propiciar mais eficiência logística para o setor. De acordo com o MME, a medida está alinhada aos princípios da política energética nacional e promove a abertura do mercado e o aumento da concorrência, com potencial redução dos preços dos combustíveis, trazendo benefícios importantes para o consumidor final.

Fonte: Agência Brasil

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.