Os golpes pela internet cresceram 26% no período de um ano em Montes Claros e região. É o que aponta a Polícia Civil que divulgou uma cartilha para evitar que bandidos façam novas vítimas. Recentemente, o delegado Herivelton Ruas Santana teve sua foto utilizada em um WhatsApp fake, em que o golpista se passava por ele para extorquir as vítimas.
Os golpistas estão cada vez mais inovando na prática de extorsão. O mais comum é aquele que o WhatsApp da vítima é clonado e os bandidos pedem uma determinada quantia em dinheiro para os contatos da agenda do celular. Outra armadilha que está se tornando comum é o “golpe do nudes” – a conversa com a vítima começa pelo Facebook; lá uma pessoa se passa por uma adolescente e começa a trocar mensagens com cunho erótico e há a troca de fotos íntimas. Quando o golpista recebe o nude da vítima é iniciado às ameaças de divulgação do conteúdo.
“As vítimas geralmente são homens mais velhos e bem sucedidos que por medo da exposição acabam pagando o valor determinado pela quadrilha. Além disso, ainda tem um suposto delegado que entra em contato com a vítima por WhatsApp pedindo outra quantia em dinheiro para não abrir uma investigação, uma vez que existem vários crimes envolvidos nesse ato, incluindo pedofilia”, explicou o delegado Jurandir Rodrigues, chefe do 11º Departamento de Polícia Civil.
De acordo com as investigações o golpe do nudes tem origem no Rio Grande do Sul, pelo sotaque dos envolvidos e a forma de conversar. O delegado Herivelton Ruas teve sua foto envolvida no esquema que logo foi descoberto pela Polícia Civil – a pessoa que se passava por Ruas extorquia as vítimas para que não fosse aberto um inquérito policial.
“Já cessamos esse caso e agora estamos investigando a situação. Tudo indica que a quadrilha também seja do Rio Grande do Sul. Nenhum policial Civil, muito menos um delegado, vai mandar mensagem extorquindo seja lá quem for. Isso não é o perfil da corporação”, enfatizou o delegado Herivelton Ruas.
Os delegados reforçam para que denunciem os crimes, pois, muitos, com medo do constrangimento, deixam de denunciar.
CRIMES
Em 2020, no período de janeiro a julho, foram registrados 425 golpes de extorsão – seja, por vendas falsas, WhatsApp fake, entre outros. Neste ano, no mesmo período, a Polícia Civil contabilizou 535 – dados do Norte de Minas.
Já em Montes Claros também houve crescimento de golpes pela internet. Foram 170 em 2020 e 185 neste ano – período entre janeiro e julho.
Confira a cartilha de prevenção de golpes da Polícia Civil.