Montes Claros terá equipe feminina pela primeira vez no Campeonato Mineiro 2021

Destaque no campo e na quadra, o Carlão Futsal em parceria com o Funorte Esporte Clube, será a equipe que representará a cidade de Montes Claros pela primeira vez no Campeonato Mineiro Feminino 2021. A informação foi divulgada nas redes sociais dos dois times após arbitral, realizado ainda nessa terça-feira (10), pela Federação Mineira de Futebol (FMF). 

Além da equipe norte-mineira, estão no páreo os times da capital: Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube, América Futebol Clube; do Vale do Aço: o Ipatinga Futebol Clube e de Coronel Fabriciano: o Social Esporte Clube. Apenas o Futgol, de Belo Horizonte, desistiu de participar. 

A competição está prevista para começar no dia 25 de setembro, com término no dia 11 de novembro. A primeira fase, contudo, será disputada em turno único, e as quatro melhores avançam à semifinal, em partidas de ida e volta. Com jogo único, a decisão será no dia 13 de novembro. 

CARLÃO EM DESTAQUE

A atleta e treinadora do Carlão, Daiany Spínola, falou sobre este passo importante para o projeto, que chega ao sexto ano e terá a missão de representar a maior cidade da região. “Deixo aqui meu orgulho e satisfação em, mais uma vez, poder levar o nome da nossa cidade e do futebol feminino mais longe. Jogar com equipes profissionais é diferente, mas não diminui a nossa vontade de vencer”, explicou. 

Ela ressaltou, ainda, a parceria com o Funorte, tendo o apoio de profissionais já conhecidos no esporte local. “Primeiro, destaco o momento histórico. A cidade nunca teve representante no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. Segundo, o sonho de muitas atletas e da nossa comissão. Destaco o empenho de Júnior Borges e Cláudio, que não pouparam em nenhum momento para que isso acontecesse”, enfatizou. 

Sonho que pode ser comprovado pela lateral-direita Ana Luiza, que está há cinco anos como integrante deste grupo vencedor. Em quadra, Ana atua como ala/fixo. Ela não esconde a felicidade de poder jogar com adversárias de grandes times do estado e diz que agora o foco é nos trabalhos de preparação. 

“A oportunidade de disputar o Campeonato Mineiro de Futebol é uma chance maravilhosa para todas nós, principalmente para as meninas mais novas, que terão a oportunidade de vivenciar jogos de altíssimo nível. A experiência que esse campeonato vai nos proporcionar é imensa e deve ser aproveitada ao máximo em todos os momentos. É um laboratório prático e uma vitrine gigante, que, infelizmente, não encontramos aqui na nossa região”, pontuou. 

Para o técnico Fabrício Fonseca, o primordial nesta inédita participação é reconhecer o papel de cada jogadora e dar mais visibilidade ao futebol feminino. “Neste primeiro ano, o foco é valorizar o pessoal daqui, a nossa base de Montes Claros e região. Das atletas do nosso futebol, que estão há dois anos treinando no futsal, para termos como base e continuar disputando essas competições. Inicialmente, não temos o objetivo de trazer atletas profissionais da cidade, mas, claro, não estamos de portas fechadas para contratações”, disse. 

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.