A prática de atividades físicas é de extrema importância para a saúde do ser humano, principalmente para quem cai no sedentarismo. Porém, praticar sem ter orientações de um educador físico podem trazer algumas complicações. Alan Moura é educador físico e destacou a importância dessa avaliação pré-treino.
“O profissional de educação física, antes de prescrever qualquer exercício físico deve avaliar seu aluno. A partir daí, de forma individualizada, ele consegue orientar corretamente seu aluno com técnica e segurança, proporcionando maior qualidade de execução dos exercícios”.
A estudante de medicina Emily Duarte é aluna do Alan e conta que a faculdade toma muito seu tempo, principalmente, com a chegada da pandemia, pois além de ficar sentada por horas estudando, também passa mais tempo ociosa dentro de casa. Com isso ela começou a ter aumento de peso, e qualquer coisa que vai fazer demanda mais esforço, sente dores na coluna, cansaço nas atividades de rotina. A partir daí tomou a decisão de praticar atividades físicas.
Já o advogado Murilo Moura foi diagnosticado pelo ortopedista com uma Frouxidão Ligamentar nos dois joelhos. Ao analisar o nível de frouxidão ligamentar e o desempenho funcional e físico, fui orientado a procurar um profissional de Educação Física para o fortalecimento muscular e assim, evitar uma possível cirurgia.
Segundo Alan, o objetivo do educador físico é promover, prevenir, proteger e reabilitar a saúde do aluno buscando condicioná-lo de forma segura e orientada. Quando o aluno não procura a orientação de um profissional isso pode ocasionar riscos e, também, problemas mais severos como: fraturas, lesões musculares, tendinites, e até mesmo, aumento da pressão arterial e cardiopatias.
Os educadores físicos sabem da importância de uma prescrição adequada para a promoção de saúde, para a reabilitação e para o rendimento esportivo. Desta forma, estes profissionais devem mostrar a importância de uma prática de exercício bem planejada e orientada. A estudante falou da importância dessas orientações.
“Acho fundamental contar com a orientação de um profissional devidamente capacitado durante a prática de atividades, pois é o educador físico quem faz a rotina de treinos e atividades adequadas para cada situação e objetivo que eu, como aluna, pretendo alcançar. Seja a perda de peso, ganho de massa muscular, resistência física, melhora das funções cardiorrespiratórias, etc”.
O educador físico explica que antes de realizar quaisquer atividades físicas é necessário fazer alongamento, pois é importante para o bom funcionamento do corpo além de prevenir lesões, proporciona mais flexibilidade, mobilidade e elasticidade ao aluno. Por isso é fundamental existir as devidas orientações para cada aluno.
A prática regular de exercício físico é importante para a manutenção e bom funcionamento do corpo. A atividade física diária diminui as dores, melhora a capacidade funcional e cognitiva, melhora a qualidade do sono, controle do peso corporal, auxilia no ganho de força, tônus muscular, flexibilidade e fortalecimento de articulações e osso. A decisão de praticar atividades físicas é importante, porém Alan chama a atenção sobre quem deve auxiliar nas práticas.