Muitas pessoas planejam diariamente poupar dinheiro, seja para adquirir um bem, fazer uma viagem ou até mesmo um investimento. No entanto, existem diversos motivos que dificultam a vida de quem está tentando economizar e um deles é fazer mau uso do cartão de crédito.
Na prática, o cartão não é um vilão, mas é preciso usá-lo com consciência. Recorra a ele em momentos de precisão, desde que se tome alguns cuidados, como orienta o economista, Marcos Verassani.
Foto: Marcos Verassani / economista
“O cartão de crédito pode ser uma ferramenta poderosa tanto para momentos de grande necessidade quanto para o adiantamento de alguma renda, porém deve ser usado com cautela, pois com as taxas de juros cobradas pelas administradoras dos cartões, uma dívida de valor pequeno pode se tornar um grande problema. O ideal é que seja usado em casos de real necessidade ou em casos em que a pessoa tenha certeza do futuro daquela transação”, diz Verassani.
Veja outras dicas que preparamos para que essa forma de pagamento seja uma grande aliada no seu dia a dia.
Planejamento financeiro
A primeira é adequar as despesas ao orçamento. Nunca gaste mais do que você ganha. Monte planilhas, registre os valores de cada boleto e cada nota fiscal. Acredite, esse controle ajuda a visualizar os custos fixos e variáveis.
Utilize apenas um cartão de crédito
Quem tem muitos cartões acaba extrapolando e saindo fora dos trilhos, porque, somando os limites de crédito podem ultrapassar bastante a renda mensal do usuário. Então, a pessoa vai comprando além da conta, sem perceber que não terá meios para quitar a dívida no mês seguinte. É importante impedir uma situação dessas. Concentre suas operações financeiras em um único cartão sempre.
Tenha um limite compatível
O indicado é que o limite de seu cartão de crédito equivalha a 30% de sua renda mensal.
Prefira pagamentos à vista
Compras à vista sempre são mais vantajosas. O pagamento no ato pode render bons descontos. Fora isso, você se livre de pendências financeiras pelos próximos meses.
Acompanhe os gastos
Monitore todas as suas despesas pessoais. Hoje em dia, muitos cartões de crédito contam com aplicativos de celular que mantêm o histórico das compras. Você registra cada pagamento na hora em que ele acontece e sabe, exatamente, quanto ainda pode gastar no mês.
Segundo o economista e especialista no assunto, seguindo essas orientações e tomando esses cuidados, você conseguirá ter uma boa relação com seu cartão de crédito, e o melhor, sem surpresas desagradáveis ao final do mês.