Muitas instituições dependem das nossas ajudas para manterem-se ativas, seja com nosso trabalho, dedicação, ideias ou com uma simples doação. A Fundação Sara Albuquerque promove o Bazar Sara, onde são vendidos diariamente roupas, calçados, e diversos produtos novos ou em bom estado de conservação a preços bem acessíveis. O melhor disso, é que todo o valor arrecadado é revertido em assistência às crianças e adolescentes com câncer assistidos pela entidade.
De acordo com a coordenadora do Bazar, Cléa Moura, nos meses de julho e agosto, a procura nos produtos é grande. “Julho, devido ao período mais frio, o que leva as pessoas a procurarem por roupas mais quentes, como agasalhos e calçados. Já em agosto, a procura aumenta em virtude do Dia dos Pais. Por isso, garantir um bom estoque é fundamental para atender à demanda”, afirma.
Ainda segundo Cléa, esse período é uma oportunidade para o Bazar ajudar ainda na manutenção das despesas da Fundação Sara, e todos podem colaborar doando roupas, calçados e utilidades em geral. “Além das pessoas em geral que podem doar, chamamos a atenção dos lojistas, pois as pontas de estoque que o Bazar recebe fazem o maior sucesso”, destaca.
Muitas crianças são beneficiadas com as obras da instituição, conheça a historia da Olívia Kapich, de apenas três anos. A mãe, Ana Paula Kapiche, conta que mais ou menos no início da pandemia, a pequena começou a apresentar algumas alterações muito leves na saúde, mas que ascenderam seu alerta.
“Ficamos naquele dilema de não ir ao hospital para não a colocar em risco. Os sintomas foram persistindo e agravando: dores abdominais, fraqueza, perda de apetite… ela ficou bem enjoadinha, mais dependente, querendo muito colo. Quando enfim, a levamos ao médico, foram feitos exames de sangue. Depois me ligaram para repetir os exames, o que me deixou muito aflita. Quando o resultado do segundo exame saiu já me ligaram pedindo para procurar o hospital. Fomos informados do diagnóstico de leucemia e Olívia ficou internada por 40 dias para realizar a primeira etapa do tratamento. Foi um processo muito difícil de aceitação e adaptação a essa nova realidade, e sem visitas devido à pandemia”, relata a mãe.
Ainda segundo Ana Paula, a família pensou em voltar para o Rio de Janeiro ou Espirito Santo, onde estão os familiares delas, mas lembraram do trabalho da Fundação e optaram em ficar na cidade.
“Um dos pontos determinantes para que ficássemos em Montes Claros foi o suporte oferecido pela Fundação Sara, que nos deu um chão, nos guiou e deu todas as informações, apoiando em tudo que precisamos”, afirma Ana.
O Bazar Sara tem sede fixa na Rua Viriato Ribeiro de Aquino, 45, no bairro Canelas II, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12:00 às 17:00. Para mais informações, ligue (38)3214-5500 ou chame no WhatsApp (38) 98845-9032.
Sobre a Fundação Sara
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.300 famílias amparadas.
Em 2018 e 2020 a instituição foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor em gestão e transparência. Para saber mais acesse www.fundacaosara.org.br.