A Associação Comercial Industrial e de Serviços participou de reunião entre a União das Entidades e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). Tendo em vista o momento de retomada da economia, Minas Gerais segue se consolidando como um dos estados mais atrativos para receber investimentos. Desta forma, o governo Romeu Zema, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), está simplificando processos para consolidar a confiança do empresariado.
Na ocasião, foi assinado protocolo preliminar de intenções entre o Idene, Adenor e a Fundetec (Fundação de Desenvolvimento, Científico e Tecnológico). O documento prevê uma parceria em que o Idene utilize o espaço do Centro de Tecnologia e Inovação em Energias Renováveis, no distrito industrial de Montes Claros, para capacitação em diversas áreas. Nesse protocolo assinaram o diretor-geral do Idene, Nilson Borges e o presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais, Alexandre Pires Ramos. Outro acordo firmado se trata de um acordo de cooperação técnica com a Adenor e Fundetec que visa incrementar a atração de investimentos para o Norte de Minas.
A União das Entidades esteve representada pela Associação Comercial Industrial e de Serviços (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg/Regional Norte), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc), Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), Sociedade Rural de Montes Claros e Sindicato Rural de Montes Claros.
Durante o encontro, as entidades apresentaram suas demandas para o Governo mineiro. O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, conta que abordou sobre o segmento de energia fotovoltaica, com destaque para a legislação de energia distribuída. Ainda foi tratado apoio na realização da 26º FENICS, com o Fala Município, uma rodada de negócios inédita entre os municípios afiliados da AMAMS e empresas estatais para solução de demandas e apresentação de projetos. A união de autarquias do próprio Estado surge para transformar a realidade de municípios que esperam por investimentos capazes de mitigar os problemas econômicos e sociais.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; diretor-geral do Idene, Nilson Borges; e o diretor de atração de investimentos do Indi, Ronaldo Barquette e o Deputado Federal Igor Timo. A integração de esforços, a troca de informações e a unificação de atividades de desenvolvimento econômico e social serão fundamentais para atração de investimentos. Entre uma série de ações previstas, haverá pelo Indi, capacitação e treinamento dos servidores do Idene, trabalho conjunto nas negociações para despertar e atrair empresas, mostrando as potencialidades da região.
O acordo de cooperação técnica tem duração de 20 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.