Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Imagem: Ilustrativa

Atualmente, o  índice de desempregados no país é alto, cerca de 14,8 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a educação profissional é vista como uma aliada no desenvolvimento de qualificações para o mercado e trabalho.

Uma boa opção para preparar o aluno para uma determinada profissão, que não exige o ensino superior, são os cursos profissionalizantes. Os jovens adquirem  conhecimento e ingressam rapidamente no mercado de trabalho.

Atualmente, existem dois tipos de cursos que podem ser encontrados como profissionalizantes: os técnicos, que entregam uma formação mais ampla para que o estudante se torne técnico em algum ramos, e os livres, que desenvolvem habilidades para ingresso no mercado de trabalho em áreas que não exigem formação técnica nem superior. No Brasil, os cursos profissionalizantes mais populares são de Informática, Cozinheiro, Confeitaria e Mercenaria.

Evento debate Educação Profissional

O evento contará com convidados de destaque no meio educacional, nacionais e internacionais, dos Estados Unidos e Portugal, além de especialistas da instituição brasileira, o 2º Fórum Internacional de Educadores sob a temática Educação Profissional, Inovação e Formação Cidadã traz, como tema, a Educação Profissional.

Uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o debate será transmitido gratuitamente no canal do YouTube do Senac São Paulo, entre os dias 2 e 7 de agosto. Para participar é preciso fazer inscrição na página do evento.

A abertura da programação ocorrerá com o bate papo sobre Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais com Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo e Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro. A mediação será feita por Márcia Cristina Fragelli, pesquisadora, autora de livros na área educacional e coordenadora educacional no Senac São Carlos.

Programação:
– Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais
Data: 2/8/2021
Horário: às 15 horas
– Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem
Data: 3/8/2021
Horário: às 15 horas
– Metodologias Ativas: a escola e seus interatores no processo de ensino e aprendizagem
Data: 4/8/2021
Horário: às 15 horas
– Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI
Data: 5/8/2021
Horário: às 15 horas
– Formação dos Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade
Data: 6/8/2021
Horário: às 15 horas
– Reflexões sobre a Conexão entre a História da Educação e a Educação Profissional diante das Transformações exigidas pelo Mundo do Trabalho
Data: 7/8/2021

Horário: às 9h30

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.