Foto: Yasmin Rafaella Santos / Divulgação
O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), elegeu nesta segunda-feira, 27, para eleger os novos conselheiros, indicados por suas entidades de classe, organizações não governamentais, segmento social e industrial e escolas de ensino superior, para o biênio 2021-2023.
A eleição, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Codema, Sóter Magno, e contou com a presença de representantes das instituições com inscrições deferidas.
Foram eleitos os seguintes representantes para cada segmento: um representante dos órgãos públicos de fiscalização e defesa do meio ambiente ou entidades de assistência técnica e extensão rural, sendo Washington Lemos Ramos – representante do Instituto Estadual de Florestas. O suplente foi o representante da Emater, Ubaldo Ferreira Gonçalves. Já a segunda suplente é a militar da Polícia de Meio Ambiente, Bárbara Apoliane Simões Lopes.
Em relação aos representantes de organizações não-governamentais ligadas estatutariamente à defesa ambiental: a titular foi Adélia Magda Sepúlveda Santos, do Apelo Canino. O primeiro suplente é Gilmar Leite Caetano, representante do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.
Das entidades do segmento comercial e industrial do Município de Montes Claros: titular Laila Tupinambá Mota, da Fiemg. Dos representantes de entidade de classe dos produtores rurais, o titular é Juvenal Mendes Oliveira, do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros – Élcio Bernardes Carneiro representa as entidades civis representativas de categorias de profissionais liberais do município – ele é da OAB.
Pedro Bicalho Maia ficou como representante da Associação dos Engenheiros Ambientais e Ronaldo Alves Belém, da Unimontes
De acordo com o presidente do Codema, Sóter Magno, em breve, será lançado um novo edital para o preenchimento das cadeiras que permaneceram vagas.