Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Na tarde dessa segunda-feira, 26, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de resgaste e salvamento de vítima na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária. De acordo com os bombeiros, o local era de difícil acesso e os trabalhos duraram cerca de cinco horas.
Ainda segundo a corporação, um grupo de espeleólogos se encontrava em uma gruta no interior do parque, em um plano de inclinação com cerca de 570m de altura da base do morro, no momento em que, uma das placas rochosas se desprendeu vindo a atingir um homem, de 40 anos, membro da equipe.
Os militares informaram que após um estudo de situação, foi montado o Sistema de Comando de Operações (SCO) e efetuado o plano de evacuação da vítima, que contou com uma equipe composta por cinco Bombeiros Militares e 14 voluntários espeleólogos.
Durante o resgate foram utilizados equipamentos de proteção individuais (EPI’s), além de materiais e técnicas de salvamento em altura terrestre. Consciente e orientada, a vítima apresentava fratura exposta na perna direita, ferimento com sangramento na perna esquerda e um corte no queixo.
Após os bombeiros prestarem os primeiros socorros, estabilizando e imobilizando o homem na prancha, ele foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Municipal de Januária.