Foto: Praça da Matriz / Internet
As praças têm uma grande importância para a população, são nelas que está refletida a identidade do povo que habita e compartilha relações de convivência daquela região. Em Montes Claros, a histórica Praça Dr. Chaves, anteriormente denominada Largo da Matriz está sendo revitalizada e as obras estão em ritmo acelerado, segundo o município.
Localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, o local já foi considerado um dos principais ponto de encontro e lazer dos moradores e visitantes que vem a cidade. De acordo com a Prefeitura de Montes Claros, o objetivo da reforma é melhorar a qualidade de vida e contribuir para a sociabilidade da população.
A prefeitura ressaltou ainda que, em breve, os belos tapumes que foram pintados por artistas e grafiteiros para fechar a praça e evitar a circulação de pessoas durante a reforma, serão retirados.
Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já fizeram a primeira medição dos itens, mediante visita à obra, para análise da qualidade dos serviços prestados.
“A revitalização desta bucólica praça está dentro do previsto. A colocação da grama e do piso intertravado está praticamente pronta e, em breve, a população poderá desfrutar desta importante praça que faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade”, informou o secretário Sóter Magno.
Para os moradores que tinham a tradição de frequentar a Praça da Matriz a expectativa em poder retornar ao local revitalizado é grande, como diz a Francine Cardoso.
“Sou mãe, tenho duas crianças em casa e sempre aos finais de semana nosso divertimento era ir a Praça da Matriz. Moro nessa região central e o local era apropriado para meus meninos andarem de patins, bicicleta, correr e brincar em geral. Eu vejo essa reforma como algo necessário, a população que ganhará com isso, e tenho certeza que após as obras serem finalizadas, o lugar ficará ainda melhor para passear. A expectativa da minha família é grande, aguardamos ansiosos pela reabertura.”, afirma a mãe.
História
A Praça, desde sua formação, é um local de encontros e sociabilidade. Nela são realizadas, tradicionalmente as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. A Praça foi reformada em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007, foi totalmente revitalizada, mantendo suas características originais, na ocasião do sesquicentenário de Montes Claros. Por causa de sua importância cultural para a cidade, seu Conjunto Urbanístico foi tombado pela Prefeitura de Montes Claros.