Foto: Sejusp / Divulgação
Uma das principais medidas para evitar o contágio com o novo coronavírus é o distanciamento social, o uso constante de máscaras de proteção e álcool em gel. Contudo isso é um pouco inviável dentro das penitenciárias, em que muitas se encontram superlotadas.
Visando essa situação, o Sejusp aponta que em Montes Claros o saldo é positivo. Até o momento já foram vacinados, nas unidades de Montes Claros, 2.840 detentos, com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Já no presídio de Montes Claros II 100% dos presos já foram vacinados com a 1ª dose. Já no Presídio de Montes Claros I mais de 90,5% dos IPL’s receberam a primeira dose da vacina, restando apenas 106 para serem vacinados.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontam que no início deste mês, 16 presos morreram de Covid-19 durante a pandemia – no momento, há 110 com a doença. As pessoas privadas de liberdade são consideradas prioritárias no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a população carcerária de Minas Gerais.
AGENTES IMUNIZADOS
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) está intensificando a mobilização das secretarias municipais de saúde das localidades que integram a sua área de atuação e que possuem unidades prisionais, no sentido de acelerar a vacinação de servidores do sistema prisional bem como as pessoas privadas de liberdade. O trabalho toma como base o fato de que no dia 6 de julho a região ampliada de saúde do Norte de Minas recebeu 17 mil 855 doses de vacinas Janssen, fabricadas pela multinacional norte-americana Jhonson & Jhonson, para contemplar a imunização de todos os trabalhadores que atuam no sistema prisional e as pessoas privadas de liberdade.